[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Dê a volta ao seu armário: o guia essencial para começar o ano com leveza e estilo

Com o início de um novo ano, chega também a vontade de começar de novo — e o armário é um excelente ponto de partida. A personal stylist Liliana Correia partilha as melhores estratégias para organizar, libertar e transformar o guarda‑roupa num espaço funcional que reflete o seu estilo e bem‑estar.

Ao longo do ano, há dois momentos em que quase todas fazemos uma grande limpeza ao guarda-roupa: nas mudanças de estação. É nessa altura que olhamos para o que temos, avaliamos o que já não faz sentido manter e repensamos o nosso estilo. “Cuidar do nosso armário é uma das muitas maneiras de cuidar do nosso bem-estar físico e emocional”, explica Liliana Correia, personal stylist na LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery. Mais do que arrumar, trata-se de “construir um espaço que facilite o nosso dia a dia”. Com isto em mente, pedimos à especialista as melhores dicas para começar o ano a dar a volta ao armário — e, mais importante, para manter este hábito de forma consistente.

Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery

Retirar tudo e analisar peça a peça

O primeiro passo, segundo Liliana, é tirar todas as peças do armário para que as possamos analisar individualmente. Deve ter em conta “o estado em que se encontra, se ainda se gosta da peça e se realmente a usa”.

Quando existem peças que já não se usam, é essencial perceber o motivo. Isto vai ajudá-la a decidir se fica ou não com ela. Se a dificuldade estiver em saber como conjugar, essa peça ainda não deve sair (este caso resolve-se com orientação profissional). Quando a resposta é clara e a peça deixou de representar quem somos atualmente, então deve ser selecionada para sair do armário. Dentro desta seleção, a especialista diz que devem ser separadas as peças que são para doar ou para vender.

Durante esta fase, é natural encontrarmos peças com fortes ligações emocionais. Quando ainda não conseguimos separar-nos destas peças, devem ser guardadas em caixas de armazenamento e revisitadas passados alguns meses, com distanciamento. “Forçar o desapego não é solução”, comenta Liliana.

Organizar por itens, estação e estilo de vida

Depois de feita a escolha, é tempo de voltar a colocar tudo no armário. Porém, deve aproveitar esse momento para tornar o seu armário mais funcional.

Um armário funcional deve estar dividido por edições de verão e inverno, peças de trabalho, lazer, férias e festas. Dentro destas secções, a organização deve ser feita por categorias (blusas/camisas, calças, saias, casacos, malhas, t‑shirts) e por cores. Além disso, Liliana comenta ser fundamental que todas as peças estejam visíveis: “Uma peça que não se vê, não se usa”.

Os cabides devem ser todos iguais, para trazer harmonia e estética visual ao armário.

Sempre que existe espaço, a personal stylist defende que se devem ter alguns conjuntos prontos. “Isso torna as manhãs mais leves, transforma o momento de vestir em algo prazeroso e é uma boa forma de começar o dia cheia de energia”, afirma.

Diga adeus às peças e acessórios que já não usa

Libertar-se das peças que já não usa é um exercício de liberdade. No seu método, Liliana explica que “o processo de nos libertarmos do que já não usamos tem um impacto direto na forma como nos vestimos e nos sentimos diariamente”.

Ao contrário do que se possa pensar, para nos vestirmos bem não precisamos de muita roupa. Na realidade, vestir-se bem não está ligado à quantidade, mas sim a escolher as peças certas e que nos representem. Um armário com excesso de roupa gera confusão, dificulta decisões e torna o processo de vestir pesado e frustrante. Quando reduzimos, vemos tudo com muito mais clareza. Vestimo-nos melhor porque vemos tudo melhor.

O verdadeiro truque, explica Liliana, é “pensar na qualidade de vida que se ganha com um armário editado e com rotinas simplificadas”. Com o valor recuperado com as peças vendidas, podemos pensar em novas aquisições — mais conscientes e menos impulsivas. E, com as peças doadas, podemos fazer alguém verdadeiramente feliz.

Não encha o armário com o que não lhe faz falta

Quando o armário volta a ganhar espaço, após uma limpeza, é natural que tenhamos o impulso de voltar a enchê-lo. Além disso, campanhas tentadoras, como os saldos, também contribuem para este cenário. Porém, há que tentar resistir e não encher o armário com o que não lhe faz falta.

A dica principal da personal stylist passa por estarmos verdadeiramente atentos e não nos deixarmos iludir pelas várias campanhas de marketing que apelam ao consumo desenfreado (desde saldos, colaborações especiais ou coleções únicas). “Muitas compras não nascem de uma necessidade real, mas da necessidade de pertencer a algo.” É essencial questionar se gostamos mesmo da peça ou se gostamos de a ver no contexto em que nos aparece — numa campanha, modelo ou influencer. Recorde-se de que nem tudo o que é bonito numa imagem faz sentido na nossa vida ou no nosso corpo.

Lembrar-se de como se sentia quando tinha o armário cheio, quando não conseguia encontrar peças nem visualizar conjuntos, também pode ser uma forma de travar compras menos conscientes. Pergunte-se: “Quero voltar a esse sentimento?” Se a resposta for não, pense duas ou três vezes antes de comprar. Se perder o entusiasmo, entretanto, é porque quem estava a comandar a decisão era o impulso — e esse, no caso de compras, é um péssimo aliado.

Quando devo voltar a organizar?

Liliana defende que devem existir duas organizações anuais, nas mudanças das principais estações. No entanto, depois da organização principal, que vai facilitar toda a estação, esta deve ser mantida pelo menos mensalmente. Deve, todos os meses, “dedicar 30 minutos a rever todo o armário”.

O nosso armário reflete o nosso estado emocional. Por isso, quando existe confusão interna, ela manifesta-se no excesso, na desorganização, na dificuldade em tomar decisões ou em desapegar. À medida que se ganha clareza, o armário vai, naturalmente, acompanhar esse processo.

Veja mais em Moda

PUB


LuxWOMAN