Sabia que cada português consome 1,4 kg de chocolate por ano? Neste Dia Mundial do Chocolate, a Phenix ensina-lhe algumas regras sobre o armazenamento de chocolate e deixa-lhe duas sugestões de receitas zero desperdício.
Está a armazenar o chocolate de forma correta?
- O chocolate é um alimento que se conserva muito bem. Basta olhar para a sua data de validade, que normalmente é definida como Data de Durabilidade Mínima, com a descrição ‘consumir de preferência antes de’. Neste caso, a data pode ser ultrapassada sem que se desperdice o chocolate, bastando que a sua embalagem permaneça fechada.
- O chocolate tem de estar numa condição ambiental favorável. Ou seja, deve estar num local fresco, seco e com pouca luz. Se, além disto, conseguires colocá-lo num recipiente hermético num armário, perfeito.
- Atenção às diferenças de temperatura: apesar do chocolate ser um produto para armazenar num local fresco, não deve ser colocado no frigorífico. Ou seja, nem calor a mais, nem frio a mais.
- O prazo de validade depende do chocolate. Um chocolate amargo extra forte pode durar vários anos, contrariamente a chocolates recheados e bombons com mais açúcar.
- Passados alguns meses da sua data de validade, o chocolate pode clarear. Todos concordamos que não é muito estético, porém não existe qualquer perigo para a saúde e pode perfeitamente ser consumido.
Receita de Bolo de Pão de Chocolate
Quantas vezes abrimos uma embalagem de chocolate em pó e utilizamos apenas metade? Fechamos a embalagem e ela fica no armário à espera de uma nova receita, mas quando damos conta já o chocolate não está em condições de ser consumido. Para esses casos, há esta receita.

Bolo de Pão de Chocolate é uma sobremesa onde também é possível utilizar pão seco, que muitas vezes sobra de um dia para o outro.
Ingredientes (6 pessoas):
- 150g de pão
- 10cl de leite
- 25g de cacau em pó
- 30g de açúcar
- 25 g de pepitas de chocolate ou chocolate picado
- 2 ovos
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 180ºC
- Cortar o pão em cubos pequenos
- Num recipiente grande, bater os ovos, o açúcar e o cacau
- Adicionar o leite e bater tudo até obter uma preparação homogénea
- Adicionar os pedaços de pão e reservar por 10 minutos
- Se o preparado não for suficiente para cobrir todo o pão, adicionar mais leite
- Amassar o pão com um garfo para que mergulhe lentamente. Deve originar uma mistura homogénea
- Adicionar as pepitas de chocolate num recipiente, juntamente ao preparado
- Levar ao forno entre 30 a 40 minutos.
Receita de Barras de Chocolate Personalizadas

E quando há muitos chocolates abertos e não há mais vontade de os comer assim, simples? Basta derreter suavemente os chocolates que estão abertos e personalizá-los com uma cobertura à escolha. Bombons, frutos secos, torrone, pralinê…certamente está no armário aquilo que precisas para preparar Barras de Chocolate!
Para além de ser A receita do Zero Desperdício, é uma ótima forma de mimar alguém através de uma oferta personalizada ou até mesmo para os dias em que se recebe visitas.