[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

… Francisca e Inês

Fundadoras do projeto ‘Cheias de Graça’.

Quando nos perguntam quem somos, respondemos que somos duas raparigas, aficionadas por vídeo e fotografia, que desde pequeninas têm um sonho em comum: ser feliz. O ‘Cheias de Graça’ é a realização desse sonho. Ser feliz e registar os outros a sê-lo também.

Chamo-me Inês (à direita na foto), nasci no Porto em 1989 e com três anos mudei-me para Castelo Branco. É lá que estão quase todas as minhas memórias, entre as quais as fotografias.

A fotografia esteve sempre presente, mas talvez a minha passagem pela faculdade tenha suscitado um interesse maior por esta forma de arte e documentação.

A minha formação inicial é em Arquitetura, mas a paixão pela fotografia levou-me a tirar o Curso Profissional no IPF, em 2012, e a seguir aquilo que tanto me dava prazer. Hoje, estou em Lisboa há já 10 anos e sou sortuda por poder dizer, de coração cheio, que acordo todos os dias para fazer aquilo que me faz feliz.

Foi há dois anos que conheci a Francisca. Hoje digo que foi o destino que nos juntou. Coincidência, ou não, foi um mal-entendido que me levou a conhecer o trabalho dela nas redes sociais e instantaneamente conquistou-me! Depois de um primeiro contacto através do Facebook, e de uma tímida proposta de parceria, lá nos encontrámos e tudo surgiu naturalmente desde então. Criámos de raiz, com muito carinho e dedicação, o projeto que hoje é a nossa vida: as Cheias de Graça.

Eu sou a Francisca (à esquerda na foto) e o meu objetivo de vida, desde miúda, é fazer o que me faz feliz. Sou teimosa, utópica e acredito na simplicidade das coisas.

Tirei um curso em Comunicação Social, que não cheguei a exercer, e estive cinco anos a trabalhar em Design Gráfico e Multimédia até conhecer a Inês. Não nos conhecíamos antes deste projeto, mas quando nos encontrámos, sabíamos que a coisa só podia correr bem.

Ao mesmo tempo que somos diferentes, também somos muito parecidas e isso foi fácil de perceber logo após um café. Hoje temos o Cheias de Graça. É o nosso bebé que está a crescer connosco e do qual cuidamos com muita paciência e carinho.

Mini Bio

Nome: Inês Marcelo

Idade: 26 anos

Naturalidade: Porto

Presença online: Facebook | Instagram | Site

No nosso site encontra: a possibilidade de contar uma história, a vossa história, em fotografia e vídeo.

A minha Família, sem dúvida.

A família é a minha base de confiança e inspiração. São eles que me inspiram diariamente e me dão forças para continuar a trabalhar naquilo em que mais acredito. É neles que me (re)encontro e é com eles que partilho tudo na minha vida. A família é tudo. O apoio incondicional que recebo dos meus ‘de sangue’ e ‘de coração’ (os meus amigos!), não tem preço. E posso dizer que tenho os melhores pais do mundo, a melhor irmã do universo, a melhor madrinha e o melhor companheiro que poderia encontrar.

Fotografia

Ora bem, fotografia… A fotografia é a minha vida e o meu mundo. Captar e registar momentos que ficam para a eternidade é algo que me fascina. Momentos entre pessoas que se amam, momentos fugazes que nos escapam a olho nu. É um poder e tanto! Às vezes sinto-me demasiado pequenina para um sentimento tão grande que trago cá dentro. Não sei o que o futuro me reserva, mas sei que enquanto trouxer comigo esta paixão e enquanto continuar a fazer aquilo que mais gosto, vou ser muito, muito feliz.

Ouvir música alta no carro, com as janelas abertas e com o sol a bater na cara!

É a minha sensação de liberdade. Não há melhor forma de o explicar…

Viagens

Desde pequena que tenho um prazer enorme em viajar. Ganhei o gosto com os meus pais que sempre se preocuparam em nos levar a sítios diferentes para passarmos tempo de qualidade juntos. Começámos os quatro com viagens de carro pelos países vizinhos, a acampar nos locais mais fantásticos de Itália, França e Espanha, e hoje viajamos todos juntos de avião até destinos mais longínquos. É bom manter uma tradição que nos une e nos permite partilhar momentos únicos uns com os outros. De todas as viagens que já tive o privilégio de fazer, Bali e Nova Iorque foram os destinos que mais me marcaram. De maneiras diferentes, foram duas cidades com as quais me identifiquei muito e onde encontrei uma paz de espírito inesperada.

Flores, “são flores, senhor, são flores!”

Tenho uma paixão por flores! A delicadeza, as mil e uma cores e formas, a própria beleza natural, fascinam-me muito. Sempre tive uma vontade de ser florista. Hoje sigo imensos profissionais que trabalham de forma excecional e que me dão ainda mais vontade de ir em frente com este meu sonho de trabalhar diariamente na companhia de algo tão bonito!

Voltar às origens, que bom!

Estou fora de casa há 10 anos e sempre gostei de passear, conhecer novos lugares e novas tradições. Mas não há sentimento melhor do que voltar às nossas origens. Nasci no Porto, mas digo sempre que sou albicastrense de gema, já que as memórias que criei foram em Castelo Branco, com a minha família e amigos. Tomar um café à noite, o almoço de aniversário da avó ou do avô, a feijoada da tia, o passeio pelo miradouro ou pelo rio, os dias de Natal, são pequenos prazeres da vida que me trazem alegria e me enchem o coração.

Pessoas

Para mim, a vida está nas pessoas. Nas pessoas que vamos conhecendo ao longo da nossa vida e que nos mudam, nas pessoas que nos abrem os olhos e nos ensinam a viver com maior tranquilidade e felicidade, nas “nossas” pessoas, que nos amam e nos querem bem, ou mesmo nas pessoas que não conhecemos e que se tornam nas pessoas mais importantes do nosso mundo. Para mim é um privilégio poder conhecer diariamente pessoas que me inspiram, que me fascinam com os seus projetos de vida pessoais e profissionais e que me trazem tanta riqueza. O meu trabalho traz-me muitas pessoas boas. E eu não podia ser mais feliz por isso.

Mini Bio

Nome: Francisca Alves

Idade: 29 anos

Naturalidade: Lisboa

Música

A minha musa. Sou a mais feliz na altura dos festivais de verão!

Viajar

Obrigatório! Penso que é uma escolha comum a muitas outras pessoas, mas tem de estar aqui. Não sou muito fã de viajar de avião e passo um bocadinho mal de cada vez que tenho de o fazer, mas acho que já me adaptei ao facto de, se quiser conhecer outros sítios, ter de arranjar aquela coragem! Gosto especialmente de Barcelona e Paris. São sítios onde, para além de Lisboa, me imaginaria a viver.

Gatos

Principalmente o meu. A melhor coisa do mundo é chegar a casa e ouvir aquelas patinhas maravilhosas a virem ter comigo para me receber!

Tatuagens

É uma coisa relativamente recente. Fiz a primeira quando sai de casa e foi uma altura significativa da minha vida. A partir daí, fiquei viciada. Gosto especialmente do trabalho da querida Tânia Catclaw.

Praia

Desde pequenina que ia para o Algarve de férias e definitivamente não há nada como as nossas praias. Agora mais crescida, o meu cantinho favorito é na Costa Vicentina.

Noivos

Os nossos noivos. Porque temos o privilégio de conhecer imensas histórias de amor e captar isso para o nosso trabalho.

Campo de Ourique

Onde brinquei, namorei, cresci e vivo atualmente. Adoro Lisboa e os seus bairros típicos. Mas Campo de Ourique tem um lugar especial no meu coração.

Veja mais em As escolhas de...

  • Mariana, a Miserável

    Fique a conhecer as escolhas da ilustradora.

    Carolina de AlmeidaMaio 7, 2017
  • Joana Vaz

    Conheça as escolhas da autora do blog Joanavaz.pt.

    Rita AleixoAbril 23, 2017
  • Maria Imaginário

    Descubra as escolhas da artista portuguesa.

    Rita AleixoAbril 16, 2017
  • Mariana Gemelgo

    Conheça a autora do blog ‘Fashions Inspires You’ e as suas escolhas.

    Rita AleixoAbril 9, 2017
  • Paula Perfeito

    Descubra as escolhas da autora do blog ‘Entre|Vistas’.

    Rita AleixoAbril 2, 2017
  • Rui Drumond

    Quais são as escolhas do cantor e autor português? Descubra-as aqui.

    Carolina de AlmeidaMarço 26, 2017
  • Helena Canhoto

    Descubra as escolhas da atriz e autora do blog ‘Miliuma’.

    Rita AleixoMarço 19, 2017
  • Magda Soares

    Conheça as escolhas da autora do blog ‘Macarons & Purpurinas’.

    Rita AleixoMarço 12, 2017
  • Mikaela Lupu

    Fique a conhecer as escolhas da jovem atriz.

    Rita AleixoMarço 5, 2017

PUB