[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Gua Sha: uma prática ancestral que tem dado cartas no universo da beleza natural

Paula Sá explica-nos o que é e os benefícios desta prática quando aliada com o Yoga Facial

O Gua Sha tem-se tornado cada vez mais popular no universo da beleza natural. Inicialmente desenvolvida para tratar dores musculares no corpo, esta prática ancestral da Medicina Tradicional Chinesa foi, ao longo dos séculos, adaptada para o rosto, tornando-se um ritual essencial da beleza oriental.

Paula Sá, professora de Yoga Facial, explica que o Gua Sha consiste no deslizamento suave de uma pedra sobre a pele, o que estimula a circulação sanguínea e linfática, promovendo também a libertação de tensões nos músculos e fáscias. O resultado é um rosto mais relaxado, luminoso e revitalizado. Quando combinada com o Yoga Facial, os seus benefícios tornam-se ainda mais evidentes, criando uma sinergia perfeita entre relaxamento e fortalecimento dos músculos do rosto.

paulamaravilhosa_abigailfotografia-67-cópia

Créditos: Abigail fotografia

O Gua Sha, explica-nos a especialista, pode ser feito de “diferentes tipos de materiais, cada um com propriedades específicas”:

  • Quartzo rosa: É “conhecido pela sua conexão com a energia do amor (incluindo amor-próprio) e por proporcionar um efeito calmante para a pele sensível ou inflamada”;
  • Jade verde: Tradicionalmente usada na medicina chinesa pelas suas propriedades equilibrantes e refrescantes, “é ideal para reduzir o inchaço e estimular a circulação”;
  • Obsidiana negra: Retém calor e pode ser usada para relaxar músculos mais tensos.
  • Ametista: Conhecida pela sua capacidade de aliviar o stress, promove um efeito purificante na pele.

Gua Sha e Yoga Facial: uma combinação vencedora

Enquanto o Gua Sha promove o relaxamento tecidular e a estimulação dos sistemas circulatórios sanguíneo e linfático, além do fluxo energético, o Yoga Facial tem como principal objetivo fortalecer a musculatura facial, prevenindo e suavizando os sinais de envelhecimento.

Paula Sá. Créditos: Abigail fotografia

Paula Sá. Créditos: Abigail fotografia

A combinação destas técnicas permite a complementaridade dos seus efeitos: “o Gua Sha prepara a pele e os músculos, remove bloqueios e promove um estado de relaxamento profundo, o que potencializa os exercícios de Yoga Facial, permitindo que estes sejam eficazes e realizados sem tensões desnecessárias”, explica Paula Sá. O resultado é um rosto mais tonificado e firme, com contornos mais definidos e uma aparência naturalmente rejuvenescida.

O Gua Sha e o Yoga Facial são, portanto, aliados poderosos para quem procura um método natural de cuidados com a pele, respeitando a fisiologia do rosto e incentivando um envelhecimento consciente e equilibrado. Ao invés de soluções rápidas e artificiais, estas técnicas convidam para um olhar mais atento e gentil do próprio rosto, onde cada movimento não apenas embeleza, mas também fortalece a conexão com o próprio corpo.

Veja mais em Beleza

PUB