[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Hainoia – Concept Store: a marca portuguesa que, para além do corpo, quer vestir a alma das portuguesas

A Hainoia – Concept Store é uma marca de vestuário feminino, 100% portuguesa, fundada na cidade de Chaves, por duas flavienses, Ana Rita Mendes e Diana Oliveira. Com o sonho de criar peças para todas as mulheres e para todos os corpos, a ideia surgiu de forma a responder a uma necessidade de colocar no mercado português, não só peças de vestuário personalizáveis e com possibilidades de vários looks, mas também de permitir ao cliente customizar totalmente uma peça ao seu gosto e medida.

Para saber mais sobre a marca, falámos com as fundadoras.

De onde é que partiu a vontade de criar a marca Hainoia – Concept Store?

A vontade de criar a marca Hainoia – Concept Store surgiu do sonho de criar a minha própria marca de roupa, apostando no desenvolvimento de uma marca com carácter inovador e diferenciador no mercado da moda portuguesa. A confiança neste sonho levou a uma conversa com a Diana, com formação nas áreas da Comunicação, Design e Marketing, porque esta caminhada só seria possível com a colaboração de alguém que não só complementasse as minhas competências em Design de Moda, Confeção e Controlo de Qualidade, mas que também acreditasse plenamente no sucesso da Hainoia – Concept Store.

“Nasceu assim, a nossa tribo Hainoia”

O projeto floresceu graças ao apoio dado pelo programa StartUp Voucher do IAPMEI. Este apoio impulsionou a saída da ideia Hainoia, do papel para um projeto real.

Ana Rita Mendes

Porquê a escolha do nome Hainoia?

O nome Hainoia surge da junção de duas palavras: a palavra portuguesa “Hai”, característica de uma expressão antiga transmontana do verbo haver “Hai por aí…” e a palavra grega “Eunoia”, do grego antigo que significa belo pensamento, boa ideia.

“Ao criarmos o nome queríamos que refletisse também um pouco do conceito da marca”

Se pensarmos no significado destas duas palavras juntas “Hai por aí belos pensamentos, boas ideias” reflete o que a Hainoia tenta sempre encontrar em todo o processo de criação das suas peças.

Diana Oliveira

Se se pudessem definir em uma frase, qual seria?

A frase que define a Hainoia – Concept Store é “Porque mais importante do que vestir o corpo, é vestir a alma.” Este é o nosso lema. Acreditamos que esta frase representa a nossa procura ativa em criar peças para todas as mulheres e para todos os corpos, mas principalmente, peças que façam as mulheres sentirem-se bem e confortáveis ao usá-las.

Diana Oliveira

Que tipos de peças é que encontramos na Hainoia – Concept Store?

As peças das coleções Hainoia diferenciam-se um pouco do que é comum encontrar noutras marcas portuguesas porque podem apresentar características diferenciadoras como: reversibilidade, customização a gosto, quer a nível de ajustes de punhos, mangas e calças (mais largas/mais justas), quer a nível de uso de decotes (liso/vincado), mas também a nível de alteração de visuais, podendo-se remover/adicionar alguns elementos das peças para uma utilização de mangas compridas ou curtas e de calças/vestidos mais curtos ou mais longos. Para além destas características, a cliente pode ainda customizar totalmente qualquer peça Hainoia, escolhendo o tecido, acessórios (botões, fechos) e acabamentos. Na nossa loja online, é possível preencher um formulário para realizar este tipo de encomendas.

Até à data, lançamos duas coleções cápsula: Raízes e Essência. A primeira mais casual wear e contemporânea, com calças, camisas, coletes, tops, saias e vestidos. A segunda mais focada em conjugar o formal wear com o casual wear composta por camisas, coletes, fatos, blazers, calças e vestidos.

Ana Rita Mendes

Para quem é que são estas peças?

As peças são criadas para mulheres, procurando sempre soluções que se adaptem a vários tipos de corpo. Mulheres entre os 25 e os 50 anos, informadas, com gosto pelas artes e moda. 

“Mulheres preocupadas e atentas ao estado do mundo, revelando preocupações com questões de índole social e ecológicas. Mulheres que procuram produtos inovadores, dando primazia à qualidade, conforto e design.”

O conceito da marca assenta, essencialmente, na criação de peças únicas e versáteis, permitindo criar looks diferentes com a mesma peça. Também criamos peças feitas à medida e necessidades de cada cliente. A Hainoia dá ao cliente a possibilidade de customizar qualquer peça da marca ao seu gosto.

Acreditamos que este conceito proporciona ao cliente um nível de satisfação mais elevado desde o início do processo de compra até à finalização da mesma.

Diana Oliveira

Quais são os materiais utilizados?

A essência da marca é a aposta no slow-fashion dando primazia ao reaproveitamento de excedentes de fábricas, obtendo a melhor qualidade possível de matéria-prima já existente e transformando-a em produto confecionado. Apesar de priorizarmos este modo de obtenção de matéria-prima, nem sempre conseguimos encontrar os tecidos adequados para certas peças sendo necessário recorrer a outras formas de obtenção de matéria-prima. No entanto, nunca nos esquecemos da sustentabilidade, adquirindo sempre matéria-prima já existente evitando novas produções. Trabalhamos com várias matérias-primas, mas os tecidos são maioritariamente algodão, lã e linho. Também alguns dos botões utilizados nas peças são criados por um artesão local com quem trabalhamos.

Ana Rita Mendes

Que figuras femininas, lendas e aspectos locais da cidade de Chaves servem de inspiração e podemos ver nas peças?

Algumas das peças inspiradas em figuras femininas importantes para a cidade de Chaves foram o Vestido Anaíza, um vestido camiseiro inspirado por Anaíza Zipado, a benemérita, também chamada de enfermeira-médica que primava sobretudo na hora de ser generosa. O Colete Landainas inspirado em Maria Landainas, uma mulher do povo, de festa, trabalhadora e generosa. O Vestido Carmona, inspirado em Maria do Carmo Carmona, primeira-dama de Portugal de 1926 a 1951, profundamente religiosa e conhecida pelos seus esforços na proteção das crianças em Portugal. O Vestido Mantela é inspirado em Maria Mantela, a protagonista de uma antiga Lenda Transmontana. Esta fonte de inspiração permitiu criar uma peça com uma aura romântica, forte e estruturada. O conjunto Aquae Flaviae presta homenagem ao nascimento da cidade de Chaves e o Fato Tâmega, ao rio que passa pela cidade. Já as cores escolhidas para as peças assentam maioritariamente em tons característicos da região, os verdes, os castanhos e beges, alguns rosas/lavandas e bordôs característicos das folhas das árvores na Primavera e Outono.

Ana Rita Mendes

Onde é que as pessoas podem adquirir as peças da Hainoia? 

Para além da nossa loja online, a Hainoia tem um pequeno atelier na cidade de Chaves que pode ser visitado mediante marcação. Como acompanhamos todo o processo de criação das peças, em algumas situações, a equipa encontra-se ausente e poderá não estar disponível para o atendimento presencial. No entanto, estamos à distância de um telefonema, mensagem ou e-mail para agendar visitas ao nosso espaço.

Diana Oliveira

Qual a média de preços?

A média de preços das nossas peças varia entre os €25 e os €139. No entanto, temos algumas peças da marca vendidas em conjunto, o que acaba por apresentar um preço mais baixo do que a aquisição das peças individualmente.

“As clientes podem adquirir qualquer peça da marca feita à medida e completamente customizada por um valor acrescido de €20”

Ana Rita Mendes

Quais são os planos para o futuro?

O nosso sonho para o futuro é que a Hainoia continue a crescer e a evoluir não só no mercado português, mas também no estrangeiro. Acreditamos muito neste nosso projeto e esperamos conseguir chegar a mais mulheres e fazer realmente diferença, não só nos seus armários, mas também nas suas vidas.

Trabalhamos diariamente na Hainoia para que ela atinja um nível de excelência como marca nacional e continuaremos a trabalhar para atingir todos os nossos objetivos. Estão nos nossos planos o lançamento de três novas coleções, que já estão a ser trabalhadas: coleção conforto, coleção festa e coleção Primavera/Verão. Estas coleções estão previstas na nossa loja online a partir dos meses de março/abril de 2022. Brevemente vão começar a surgir pequenos teasers nas nossas redes sociais. Fiquem atentas!

Diana Oliveira

Veja mais em Moda

PUB