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H&M premeia ideias sustentáveis

A H&M Conscious Foundation acaba de lançar o Global Change Award, um desafio que promove a inovação, a criatividade e a sustentabilidade na indústria têxtil.

A iniciativa, pioneira no setor da moda, tem como objetivo “identificar ideias atrevidas e audazes que possibilitem a mudança”, como afirma Karl-Johan Persson, membro do quadro diretivo da H&M Conscious Foundation e CEO da H&M. A cadeia de moda sueca lançou recentemente uma coleção de ganga produzida a partir de algodão reciclado.

E de que mudança falamos? De uma ideia, de uma solução ou de um plano de ação que consiga responder a um dos atuais desafios do paradigma da moda: criar vestuário para uma população crescente assente no pilar da sustentabilidade.

Assim, a iniciativa vai premiar as cinco ideias mais inovadoras, revolucionárias e ecológicas que consigam ter um impacto positivo no ciclo têxtil da moda, modificando a forma como os produtos são desenhados, produzidos, transportados, comprados, utilizados e reciclados.

As ideias vencedoras serão escolhidas por um júri de excelência, que inclui oito nomes proeminentes no setor das ciências, da moda e do meio ambiente. É o caso, por exemplo, de Eva Kruse, diretora-geral do Instituto Dinamarquês da Moda e diretora-geral da Semana da Moda de Copenhaga; de Ellis Rubinstein, presidente e diretor-geral da Academia de Ciências de Nova Iorque; de Franca Sozzani, diretora da Vogue Itália; e da supermodelo e empresária Amber Valletta.

Os cinco finalistas da iniciativa partilharão uma bolsa de meio milhão de euros, o que corresponde a um prémio monetário de €100.000 para cada premiado. No fim, o grande vencedor conquistará a outra metade da bolsa, ou seja, mais meio milhão de euros.

Qualquer pessoa maior de idade pode participar. Ainda que a candidatura tenha de ser feita obrigatoriamente em inglês, esta é uma iniciativa além-fronteiras, aberta a todas as pessoas do mundo.

O concurso aceita candidaturas individuais ou de grupo, com um máximo de cinco participantes. Todas as ideias devem ser submetidas no site do Global Change Award. O período de candidaturas abre hoje e encerra no dia 31 de outubro.

As cinco ideias vencedoras, escolhidas pelo júri, serão conhecidas em fevereiro do próximo ano. Nesse mês, e durante uma semana, a opinião pública mundial será convidada a votar, via online, na ideia mais inovadora.

O grande vencedor será anunciado numa cerimónia de entrega de prémios em Estocolmo, na Suécia.

Imagem de destaque: H&M Conscious Foundation.

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