[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

I hate people but I love you: A nova coleção de João Magalhães para a nova estação

I hate people but I love you é o nome da nova coleção do estilista Joao Magalhães e tem como ponto de partida as questões lançadas pelo artista chinês AAA Jiao, que explora a comunicação robótica e a personificação da máquina na exposição AAAJIAO: User, Love, High Frequency Trading, patente na galeria Leo Xu Projects em Xangai : O que é que separa o Homem, a Natureza e a máquina ? O que é que os une?

Donna Haraway no ensaio Cyborg Manifesto defende a ideia da quebra de barreiras entre Homem, Natureza e máquina e a junção dos três elementos como se fossem um só, numa sociedade em rede, cujas relações se mostram constantes e permitem redefinir conceitos como a sexualidade , trabalho e comunicação.

Todas as questões são postas em causam como o género e a sexualidade, assim sendo folhos e silhuetas ligadas ao vestuário feminino são repensados e desconstruídos, a tecnologia é olhada de forma otimista e ganha uma imagem nas estampagens que resultam da colaboração com o artista digital Guilherme Curado.

No que diz respeito aos materiais, a aposta do estilista recaiu sobre materiais brilhantes como o silicone e o vinil que em conjunto com materiais leves como a seda e a organza, misturando as concepções de mundo natural e de man made. O contraste entre o minimalismo dos anos 90 e as múltiplas possibilidades do mundo virtual resulta num contraste interessantíssimo que pode ser visualizado na coleção do estilista que cresceu entre Lisboa e Londres.

Veja mais em Moda

PUB