[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Impress: o poder da tecnologia na ortodontia

Fundada há quatro anos, em Barcelona, pelo chefe ortodontista Dr. Khaled Kasem, membro da Sociedade Europeia de Ortodontia, e pelos empreendedores Dilara e Vladimir Lupenko, a Impress é uma cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível, que combina cuidados médicos à tecnologia. Além disso, primam pela diferença na forma como se apresentam: mais colorida, mais acolhedora e mais eficaz. 

A ortodontia invisível

Antigamente, para alinhar os dentes que estavam tortos, eram usados – e ainda são em muitos locais – os tradicionais aparelhos de metal. “Mais incómodos, mais difíceis do paciente seguir o seu tratamento a longo prazo, que demoram muito tempo até fazer um efeito”, são todas desvantagens apontadas por Susana Fontes, CEO e porta-voz da Impress em Portugal, que a Ortodontia Invisível veio “revolucionar”.  

Susana Fontes, CEO e porta-voz da Impress em Portugal

Susana Fontes, CEO e porta-voz da Impress em Portugal

Com este método, o alinhamento é feito com uns alinhadores transparentes, que se vão mudando semanalmente ou de 15 em 15 dias. Torna-se tudo mais invisível, mais rápido, porque esta movimentação dentária é muito mais precisa, mais higiénica e sem dor, explica.

Outra vantagem, é não existirem limitações aos alimentos que se pode comer. Basta retirar os alinhadores, fazer a sua refeição e, depois, lavar os dentes e voltar a colocar. No entanto, tenha em atenção que deve usar 22h por dia estes alinhadores e retirá-los apenas para comer.

Dependendo do tipo de processo, o tratamento pode durar, em média, de 6 a 13 meses.Isto acontece porque tratamos quer casos simples, quer casos complexos. Hoje em dia, 95% dos pacientes conseguem ser tratados com alinhadores.

O poder da tecnologia

Diferenciam-se das demais, pelo uso da tecnologia no tratamento. Ou seja, utilizam estes recursos para tornar o processo mais eficaz, seguro e rápido.

Susana começa por explicar que todas as clínicas têm a tecnologia inicial de meios complementares de diagnóstico.Nós fazemos de imediato os primeiros exames de avaliação, sem ser necessário dirigir-se a outra clínica para os fazer, o que normalmente acontece”. No seguimento do processo, dizem-se adeus aos moldes e olá ao scaneamento digital, que torna o processo “mais fiável, concreto e preciso”. Para uso interno e de comparação no final, são tiradas fotografias ao paciente no início do tratamento. Além disso, há ainda uma avaliação em boca por parte do médico dentista. Tudo isto traduz-se numa avaliação e diagnóstico tão preciso que é muito dificil alguma outra clinica como nós fazemos”. 

DSC01989

Aliado a isto, é feita, com recurso à Inteligência Artificial e a uma equipa de backoffice com 500 médicos a nível internacional, uma avaliação, diagnóstico e proposta de tratamento o mais fidedigna para cada um dos pacientes.

Não substituindo as consultas em clínica, a Impress disponibiliza uma aplicação para o telemóvel onde, assim que se recebe os alinhadores, vai ter um acompanhamento de 24 horas todos os dias. “Como se tivesse um médico no bolso”, vai poder colocar as suas dúvidas e preocupações num chat e obter uma resposta por parte da equipa médica.

Um design que quer acabar com o medo 

Além do método diferenciador e do recurso à tecnologia, algo que distingue uma clínica Impress é o seu design. Quando entramos, deparamo-nos com um cenário completamente diferente daquele que estaríamos à espera: o branco foi substituído pelo vermelho sangue, o balcão robusto e quadrado por uma mesinha alta redonda, as decisões são tomadas dentro de uma espécie de confessionário com cortinas grossas vermelhas e até a disposição dos gabinetes tem um sentido.

DSC02026

A intenção, segundo nos conta a Susana Fontes, foi fazer uma disrupção do que era uma clínica dentária e do que era um acolhimento ao paciente”. Visualmente marcante, as formas arredondadas e as cores completamente distintas criam um sentimento acolhedor e permitem aos pacientes experimentar “algo diferente daquilo que é uma ida ao dentista”. 

Business to Business e Novos tratamento

Em Portugal, são já 12 clínicas e Susana Fontes conta-nos existirem “muitos planos de expansão”. Para além das clínicas Impress e das clínicas parceiras, a marca está agora a apostar num projeto Business to Business onde, em clínicas já existentes, disponibilizam os tratamentos Impress para que os próprios profissionais possam tratar os pacientes com a tecnologia da marca.

DSC02050

Para além dos alinhadores, a Impress disponibiliza também branqueamentos profissionais em clínica, tratamentos de pré e pós tratamento ortodôntico, como uma extração de dentes; e vai iniciar, até ao final deste ano, a colocação de implantes guiados e facetas de forma digital e, também, procedimentos utilizando botox e ácido hialurónico para correção de sorriso gengival e bruxismo.

Veja mais em saúde

PUB