Passear
Uma coisa que me dá muito prazer é andar a pé. Não há melhor que descobrir uma cidade percorrendo as suas ruas com os pés no chão. Quando me mudei para o Rio, descobri uma nova paixão: os mercados de rua. Existem por toda a parte, e quase todos os dias da semana se consegue encontrar um mercado numa das várias praças da cidade. Há os que só vendem flores, os que só têm produtos de agricultura biológica, os orgânicos, os hippies, os de velharias… Há um em particular que me enche as medidas: o colorido mercado da Praça General Osório, em Ipanema, onde convém ir de estômago vazio, porque em todas as bancas oferecem para degustação frutas exóticas, biscoitos de polvilho e outras iguarias.
MPB
O Rio de Janeiro tem muita coisa boa para oferecer, a começar pela água de coco e a acabar no chopinho ao final da tarde, acompanhado de um bom pastel de camarão e com uma bela praia como cenário. Há uma coisa que está sempre presente: a música. Uma das coisas boas que vou levar daqui no dia em que me for embora é a música popular brasileira, a MPB. Irá comigo para onde eu for. Com ela aprendi muito, desde os termos linguísticos que só quem vive aqui entende, até à cultura deste povo e do que é ser brasileiro. São nomes ricos como Toquinho, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Dorival Caymmi ou o grande Tim Maia, entre outros, que fazem parte da minha lista do Spotify e tocam todos os dias no meu estúdio.
Canetas Copic
Ultimamente, tenho participado em alguns workshops e cursos dentro da minha área com o intuito de aperfeiçoar técnicas ou aprender algo novo. Foi num desses workshops que descobri as canetas Copic, e posso dizer que desde o primeiro contato passaram a ser o meu material de trabalho de eleição. A técnica não é fácil de dominar, mas, assim que se ganha prática, são uma ferramenta poderosa para qualquer ilustrador. Recomendo!
Moda
Gosto de saber o que está a acontecer no mundo da moda, e fiquei completamente encantada com os pormenores ilustrados de fauna e flora maximalista misturados com muita fantasia da última coleção de pronto a vestir de Alessandro Michele para a casa Gucci.
Cair na praia
Se o programa for ir para a praia, eu alinho! Sou da praia, vivo na praia e não passo sem praia, mesmo que seja só para ver o mar de relance. Descobri há uns meses as almofadas de praia Caia, lindas e superconfortáveis para passar um dia inteiro ao sol. São o meu novo acessório preferido.
Os meus amigos talentosos
Para fechar com chave de ouro, só posso falar dos meus amigos. Não são muitos, mas têm talento. Poderia falar aqui de vários, mas escolhi apenas duas que estão com novos projetos que me deixam superorgulhosa, e uma outra que se juntou a amigos e está a fazer um ótimo trabalho num blog que divulga tudo o que se passa de bom na minha querida margem sul do Tejo. São elas: a Lara, com a sua nova e divertida marca de sabonetes naturais Soapporn, a Catarina, que pinta de forma super-realista os mais variados e ilustres animais de estimação, e não só, no projeto Tail to Tail, e por fim, mais uma Catarina, com o Lisbon South Bay Blog.