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Já ouviu falar de ‘Fresh’ Cosmética?

Se acha que a tendência no mundo da cosmética é a aposta em produtos feitos a partir de ingredientes naturais fique a saber que a marca austríaca RINGANA já o faz há 25 anos.

Tudo começou quando o filho de Andreas Wilfinger e Ulla Wannemacher, fundadores e CEO’s da RINGANA, trouxe do colégio uma pasta de dentes, que continha Triclosano (agente antibacteriano considerado tóxico). A partir daí, o casal percebeu que podia procurar e contribuir para fazer melhor, desenvolvendo, então, em 1996, uma linha de cosméticos com ingredientes à base de plantas e frutas, “produtos frescos”, como Andreas e Ulla tanto gostam de lhes chamar.

O objetivo? Conseguir produzir produtos sem longos períodos de armazenamento, nem conservantes químicos, aditivos, microplásticos ou óleos minerais. Trocar tudo isto por produtos com princípios ativos de elevada qualidade provenientes da natureza, veganos e sem que sejam testados em animais. Contudo, para garantir a sua eficácia são sujeitos a um prazo de validade mais condicionado, a grande maioria com cerca de 6 meses, de modo a ser possível usufruir, ao máximo, da frescura e otimização destes princípios ativos.

Outro ponto primordial da RINGANA é a aposta na sustentabilidade. Depois de lançar no mercado frascos reutilizáveis, implementaram também o doseador Airless, que permite utilizar várias vezes os mesmos frascos de vidro. Assim, os clientes RINGANA podem devolvê-los para, depois de desinfetados e higienizados, serem novamente colocados no mercado. Este procedimento faz com que sejam recompensados com um produto grátis, à escolha. E não acaba aqui. As embalagens de plástico são feitas à base de cana-de-açúcar e sem petróleo. Outro ponto interessante, as embalagens exteriores são substituídas por toalhas em algodão biológico como proteção contra quebras, podendo ser utilizadas na sua rotina diária de limpeza das mãos ou do rosto. Também as embalagens em fibra fundida da RINGANA Drinks é feita a partir dos resíduos de cartão da empresa, sendo, portanto, 100% reciclável.

Ringana

O laboratório inicial deu entretanto lugar ao Campus RINGANA, um moderno centro de produção em St. Johann in der Haide, na Estíria, a cerca de uma hora e meia de Viena. Aqui são testados e desenvolvidos os produtos da marca. A produção é de alta tecnologia com uma capacidade diária que, garantem, chegar aos 30.000kg, 10 misturadores, 17 linhas de engarrafamento e um classificador que coloca no camião as embalagens, para serem transportadas para os correios austríacos, reduzindo os locais de armazenamento e as emissões de CO2. Também o telhado do novo Campus, com cerca de 9500m2, destina-se à retenção de águas pluviais com o objetivo de reduzir as necessidades de refrigeração do edifício.

Desenvolvidos em laboratórios próprios, a marca oferece uma vasta gama de produtos, de diferentes categorias. Apesar de terem começado no universo da cosmética Fresh, atualmente têm também disponíveis: Packs – suplementos alimentares com substâncias vegetais; Caps – cápsulas vegetais; Drinks – uma alternativa às bebidas energéticas atuais; Sports – uma linha de desporto com ingredientes naturais; Complete – substitutos de refeição veganos. Tudo, disponível na loja online da marca, que consegue estar presente em 34 países, apesar da sua aposta ser praticamente toda na loja digital.

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