[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Joalharia: as tendências da estação e os erros a evitar

Os acessórios são, na maior parte das vezes, o que confere ao look personalidade e irreverência. Chapéus, cintos, malas e joias, têm a capacidade de transformar algo simples em elegante ou arrojado.

A decorrer na Exponor até dia 24 de setembro, a Feira PortoJóia é um dos eventos mais renomados e aguardados no setor de joias e acessórios. Nélson Vieira, stylist renomado, Diretor criativo e consultor de marcas, irá apresentar no dia 23 de setembro uma conferência sobre “As joias falam? Moda & Joalharia”. A LuxWoman teve a oportunidade de falar com o stylist sobre as tendências desta estação de outono, bem como perceber que erros devem ser evitados.

Nélson Vieira, stylist renomado, Diretor criativo e consultor de marcas

Nélson Vieira, stylist renomado, Diretor criativo e consultor de marcas

Quais são as tendências na joalharia que podemos esperar ver na estação de outono e inverno? 

Como Stylist de moda, neste momento estou sensível a duas tendências que julgo poderem ser bastante marcantes na próxima estação e serão no meu trabalho um complemento extremamente importante, por serem estéticas que admiro e aplico sempre que possível. Umas delas traduz-se numa joalharia minimalista que, prima pelo detalhe de pormenor e onde por vezes a assimetria acontece, resultando em peças leves, mas ricas e ao mesmo tempo surpreendentes. A outra tendência são os brincos com volume e de comprimento alongado até ao ombro. Este tipo de peças adequo a visuais que pretendo mais arrojados ou quando a mulher tem personalidade para abraçar essa estética.

Como podemos escolher e combinar joias de maneira elegante e coesa com as tendências de moda atuais?

O maior segredo é nunca usar algo que deixe alguém desconfortável. Claro que não há fórmulas mágicas, no entanto, se houver harmonia, será sempre mais fácil encontrar um equilíbrio. Dito isto, quando optamos por um look mais neutro, podemos recorrer ao “abuso” nas joias, se sentirmos necessidade de o tornar mais marcante. Por outro lado, se o visual for mais forte e com mais informação, as joias que escolhermos passam a ter um papel mais neutro e assumem um papel de complemento no visual.

Edição passada da Feira PortoJoia

Edição passada da Feira PortoJóia

Que erros devemos evitar?

Um erro comum é o uso excessivo de peças com muita informação, seja nas escolhas de vestuário ou até nos acessórios escolhidos. Será sempre preferível optar por menos, assim as peças de destaque poderão “respirar”, sem que haja conflito de informação visual.

Misturar prateado com dourado é ainda estranho para muita gente. Afinal, fica bem ou não?

Hoje, tudo é válido. Desde que a personalidade de quem opta por isso suporte essa mesma escolha. Aliás, o tema da PortoJóia desta edição é “More is More”, remetendo para esta liberdade infindável de opções. Deixar para trás o medo de arriscar também é uma tendência.

Veja mais em Moda

PUB