[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Joias que celebram a chegada da época festiva

Para esta época festiva, a Van Cleef & Arpels, sempre cativada pelas transformações da natureza, transpôs a elegância da flora para a joalharia e apresenta quatro novas criações Rose de Noël.

Nascida em 1970, a coleção Rose de Noël destaca uma flor que floresce no inverno. Num cenário poético, dois pendentes e dois pares de brincos em madrepérola cinzenta e ouro branco, ou em turquesa e ouro amarelo, são os protagonistas. Estas composições refletem a perícia da maison a trabalhar com pedras.

01170_0216_Final

Pétalas generosamente curvadas

A coleção Rose de Noël celebra a vitalidade da flora em pleno inverno. As seis pétalas de cabochão que adornam cada corola parecem ganhar vida ao sabor da brisa. A sua disposição em diferentes níveis reforça esta sensação de movimento, combinado com motivos subtilmente assimétricos.

Pendente Rose de Noël, modelo mini, ouro amarelo, turquesa, diamantes

Pendente Rose de Noël, modelo mini, ouro amarelo, turquesa, diamantes

Nestas composições, apresentadas num tamanho sem precedentes, a estrutura central da flor revela-se em três dimensões. O pistilo, no interior do qual cintilam três diamantes discretamente elevados, é constituído por finos fios de ouro, igualmente dispostos a diferentes alturas e inclinados em diferentes ângulos.

Brincos Rose de Noël, modelo mini, ouro amarelo, turquesa, diamantes

Brincos Rose de Noël, modelo mini, ouro amarelo, turquesa, diamantes

O engaste em ouro amarelo ou branco é obtido através da técnica ancestral de fundição a cera perdida, que representa a perícia da Van Cleef & Arpels em termos de joalharia. As peças são trabalhadas e montadas à mão pelos artesãos da Maison. O polimento exige uma atenção ao pormenor muito meticulosa devido à delicadeza dos componentes.

Efeitos de cor e luz

A Van Cleef & Arpels combina o seu savoir-faire joalheiro com a sua preferência pelas pedras preciosas para dar vida às novas criações Rose de Noël. As gemas são submetidas a um rigoroso processo de seleção, forjado por mais de cem anos de experiência. O Departamento de Pedras da Maison procura exemplares que se distingam tanto pelas suas proporções como pela sua qualidade, para conferir a cada pétala volume e relevo. A madrepérola cinzenta, matéria orgânica proveniente de conchas, foi selecionada pela sua cor uniforme e pela sua suave iridescência, que vai do verde ao rosa. A turquesa, formada pela passagem da água em rochas ricas em cobre, anima as peças com os seus tons brilhantes que variam entre o azul-claro e o azul intenso.

Emparelhamento dos cabochões antes de montar a peça

Emparelhamento dos cabochões antes de montar a peça

As pedras selecionadas são cortadas em volume, depois polidas para acentuar o seu brilho antes de serem engastadas em conjuntos de seis para os pendentes, ou doze para os brincos, garantindo uma cor uniforme. Uma vez engastadas na estrutura do metal precioso, criam um jogo de luz cintilante em que a vivacidade da turquesa se combina com o brilho solarengo do ouro amarelo, enquanto a profundidade da madrepérola cinzenta é sublinhada pelo brilho do ouro branco. Cada motivo é iluminado no seu centro por três diamantes redondos. Na tradição de excelência da Van Cleef & Arpels, apenas as mais altas qualidades são mantidas: D a F para a cor, e IF a VVS para a clareza.

Uma estética nascida em 1970

Entre as flores apresentadas pela maison desde 1906, a rosa de Natal é interpretada desde 1970. Com as suas corolas abobadadas, os seus pistilos dourados e diamantes, e as suas combinações de pedras ornamentais ou de materiais orgânicos, esta coleção reflete a explosão de cor e de forma que tornou esta década tão vibrante. Reflete igualmente o estilo boémio em voga na época em muitos domínios artísticos.

Cartão de produto de uma pregadeira Rose de Noël, 1970 – Arquivos da Van Cleef & Arpels

Cartão de produto de uma pregadeira Rose de Noël, 1970 – Arquivos da Van Cleef & Arpels

Depois de uma primeira peça em coral e ouro amarelo, a coleção Rose de Noël expandiu-se ao longo dos anos com variações coloridas. Pregadeiras, brincos e anéis Between the Finger foram adornados com turquesa, ónix ou madeira. Combinando pétalas de cabochão e diamantes redondos, a estética destas criações atravessa os tempos para homenagear a natureza, a emblemática fonte de inspiração da Van Cleef & Arpels.

As novas peças podem ser adquiridas na Boutique da marca, localizada na Avenida da Liberdade, ou no site, em vancleefarpels.com.

Veja mais em Moda

PUB