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LONGCHAMP | Edição limitada com Nendo Studio Design

 

Philippe Cassegrain criou o Le Pliage em 1993, teve como inspiração a antiga arte japonesa de origami. Agora numa nova colaboração, iniciada pela nova geração da família fundadora da Longchamp, apresenta-nos a icónica carteira dobrável reinterpretada pelo estúdio de design Nendo, sedeado em Tóquio.

Nendo, fundado em 2002 por Oki Sato, aspira criar designs que provocam o que ele chama demomentos “!” em situações do dia-a-dia. A sua filosofia é baseada na transformação de objetos do quotidiano com a intenção de olharmos para eles de uma forma completamente diferente, enriquecendo assim as nossas vidas e experiências diárias. Este ideal é claramente demonstrado através da reinterpretação intrigante do Le Pliage, que confere ao modelo icónico da Longchamp uma luz completamente nova.

Enquanto o clássico Le Pliage oferece duas experiências distintas – uma quando é utilizado como carteira, outra quando é dobrado e guardado – o novo design Nendo introduz uma terceira experiência, reinterpretando as carteiras com uma linha estética que confere a possibilidade de serem utilizadas como objetos de decoração.

Existem três variantes desta coleção, todas elas com uma forma elegante e simples, e com uma execução sofisticada. A primeira é uma carteira que – graças a um molde removível e dobrável –transforma-se não só num cubo que pode ser usado para arrumação ou transporte, mas também numa carteira espaço.

A segunda é uma carteira em forma de cone com uma só alça que pode ser utilizada para ser transportada ou pendurada num cabide ou corrimão. O tecido em pele – que faz referência à alça de assinatura do Le Pliage – abre facilmente para permitir que os objetos sejam colocados ou retirados. A terceira é uma carteira circular inspirada na técnica japonesa de dobrar tecidos chamada furoshiki, usada no Japão para carregar objetos antes da popularização das carteiras ocidentais. Tal como a técnica furoshiki, adapta-se aos objetos no seu interior, resultando uma flexibilidade total da sua função.

“O que eu mais gostei no Nendo foi o absoluto respeito pelos códigos de assinatura do Le Pliage”, afirma a Diretora Criativa, Sophie Delafontaine. “O objetivo foi reter o ADN do produto original – o nylon, o couro, a alça e a possibilidade de dobrar, mas com um twist completamente diferente”.

Tanto a carteira em formato circular como o modelo em formato de cone vêm em dois tamanhos, e a de cubo em três, numa paleta de seis cores que Sophie Delafontaine descreve como “neutros coloridos”. As opções incluem Cinzento claro, Azul-escuro, Mostarda e Bordeaux, com pormenores em Branco e Preto. As duas últimas conferem um equilíbrio elegante entre a estética monocromática Nendo e a estética colorida do Le Pliage. O formato cone existe também disponível como edição limitada em pele de cordeiro preta, como referência às clássicas Le Pliage Cuir.

O CEO da marca, Jean Cassegain, a colaboração entre o Nendo e a Longhamp foi algonatural. “Oki Sato e a sua equipa criaram momentos “!” ao focarem-se no que é essencial enatural”, disse. “O Le Pliage é um modelo icónico com uma grande simplicidade, por isso, achámosque seria bastante estimulante e desafiante pedir ao estúdio Nendo para pensarem numa nova interpretação. O resultado é perfeito e esta colaboração será sem dúvida um marco importantepara a Longchamp”.

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