Começou ontem a Feira do Vinho e Queijo, evento dedicado à arte da harmonização destas duas iguarias gastronómicas – o vinho e o queijo – nos Supermercados Apolónia. Este ano, em vez de realizarem a 14.ª edição da Feira do Vinho, a marca optou por avançar com um novo conceito que visa potenciar a qualidade e variedade da sua Garrafeira e Charcutaria. A iniciativa irá decorrer até ao dia 22 de setembro, nas três lojas físicas dos Supermercados Apolónia e na loja online.
Com uma seleção única de mais de 450 vinhos e cerca de 200 queijos, foi criado um catálogo, com promoções até 50%, onde em cada região vinícola do mesmo existe um pairing de vinho e queijo selecionado especialmente por 19 prestigiados Chefs e Sommeliers provenientes de alguns dos melhores restaurantes do Algarve. Dos convidados, destacam-se nomes como Chef Dieter Koschina (2 estrelas Michelin desde 1999), do restaurante 2 estrelas Michelin, do Vila Joya, Chef Henrique Leis, do restaurante Henrique Leis (estrela Michelin de 2000 a 2019), Chef José Lopes, restaurante Bon Bon (estrela Michelin 2022) ou Miguel Martins, Sommelier do restaurante Authentic.
Supermercado Apolónia em Lagos
Este catálogo exclusivo, apresenta 13 secções/regiões de vinhos nacionais: Douro, Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Vinho Verde, Madeira, Açores e Porto. Já nos Vinhos Internacionais contam com 11 secções/regiões: Espanha, França, Itália, EUA & Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha (novidade este ano) e Champagne. O prestigiado Petrus, um dos vinhos mais caros do mundo, estará em destaque nas ofertas.

Os queijos estão organizados por países, oferecendo uma viagem pelos sabores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suíça, Itália, Grécia, Reino Unido e EUA. Com mais de 140 variedades, existem novidades como o queijo Tine Geitost, da Noruega, com sabor a caramelo, e alguns exclusivos em Portugal, como é o caso de alguns queijos Franceses e os Pecorinos da gama Amatrice, de Itália.
“Esta feira reflete o nosso compromisso em oferecer experiências gastronómicas de excelência. Este ano quisemos inovar e ao vinho juntámos queijos de qualidade superior, criando oportunidades únicas de descoberta e degustação. Com o apoio de Chefs e Sommeliers reconhecidos, apresentamos harmonizações exclusivas que realçam o melhor de cada produto. Além dos 19 convidados, contamos também com harmonizações selecionadas pelos nossos especialistas, Arlindo Ribeiro, responsável pela Garrafeira de Almancil e pela variedade de vinhos das nossas lojas, e Alda Gonçalves, com exatamente as mesmas funções, mas na Charcutaria. Para nós é um orgulho tê-los neste projeto. Convidamos todos a descobrir esta seleção cuidadosamente curada e a apreciar o melhor que Portugal e o mundo têm para oferecer”, afirma Ângela Sarmento, Diretora de Marketing e Comunicação.
Todos os dias, quem passar por uma das 3 lojas do grupo, vai poder degustar de alguns dos vinhos e queijos inseridos na campanha. Quem optar pelo online, através do site apolonia.com/pt, saiba que os vinhos podem ser entregues em todo o território nacional, mas os queijos só são entregues na região do Algarve.