Primeira edição limitada 100% biodegradável da Salsa Jeans, composta por três modelos de jeans (dois femininos e um masculino) e um casaco unissexo.
A Salsa Jeans lança a sua primeira coleção de peças biodegradáveis, após quatro anos de investigação e desenvolvimento. Composta por três modelos de jeans – dois femininos e um masculino – e um casaco unissexo, esta edição limitada “reflete o compromisso da marca com uma utilização mais responsável dos recursos, promovendo escolhas mais conscientes sem abdicar da qualidade que define a marca portuguesa”, lemos em comunicado.

Desenvolvida com materiais cuidadosamente selecionados, a edição inclui peças fabricadas integralmente em algodão ou com uma pequena percentagem de elastano, garantindo maior elasticidade/flexibilidade, e concebidas para facilitar a biodegradabilidade. Linhas de costura em 100% algodão, botões biodegradáveis com 75% de material orgânico, bordados, etiquetas e forros em algodão sustentável complementam o design, garantindo uniformidade e um compromisso com a sustentabilidade. Não exigem cuidados especiais – podem ser lavadas e utilizadas como qualquer outra peça de denim.

As peças foram submetidas a testes rigorosos pela Bureau Veritas, entidade líder em inspeção e certificação. Seguindo a norma internacional EN 13432, os testes confirmaram a biodegradabilidade e compostabilidade dos materiais. No final da sua vida útil, as peças podem ser compostadas em ambientes adequados, onde humidade, oxigénio, calor e microrganismos as transformam em nutrientes para o solo.
“Estas peças são o resultado de quase quatro anos de investigação e desenvolvimento. O objetivo foi encontrar os materiais e técnicas de produção que nos permitissem fazer chegar ao mercado um conjunto de peças verdadeiramente pioneiras. Sabemos que outras marcas já apresentaram denimwear biodegradável, mas com a obrigatoriedade de remoção de componentes para garantir a sua decomposição completa. Este não é o caso desta edição limitada, que é 100% biodegradável, sem necessidade de remoção de qualquer elemento”- Hugo Martins, CEO da Salsa Jeans.

Todas as peças poderão ser entregues nos pontos Infinity das lojas Salsa, onde serão avaliadas e, dependendo do estado, reaproveitadas ou enviadas para compostagem. Este processo assegura um ciclo de vida mais responsável e sustentável para os produtos.
A coleção está disponível em exclusivo online e em 10 lojas selecionadas em Portugal e 8 em Espanha, com preços a €99,95.
Ativação especial no Mercado de Famalicão
Para assinalar este lançamento e o mote “Now & Then: A Life in Denim” – o conceito que sustenta este lançamento da marca e dá vida a uma campanha mais ampla da marca, baseada na transformação e na sustentabilidade-, a Salsa preparou uma ativação especial que traduz o espírito desta coleção. Entre os dias 29 e 31 de janeiro, no Mercado de Famalicão, entre as 10h e as 18h, estará um quiosque onde os visitantes poderão participar na iniciativa “Árvore de Memórias”. Os participantes serão convidados a escrever memórias especiais em postais feitos de papel-semente, que simbolizam o ciclo natural de vida – tal como as peças desta coleção.