Desde sempre que me sinto atraída por desenho, mas a minha paixão por esta área manifestou-se quando descobri a ilustração e a banda desenhada.
Apesar de me ter licenciado em Artes Visuais, acabei por seguir animação, outra paixão que pensei ser impossível seguir em Portugal. Esta experiência acabou por me tornar mais versátil com o desenho.
Trabalhei para vários projetos, entre os quais a famosa série de animação ‘Nutriventures’, ao mesmo tempo que me dedicava a fazer ilustrações originais e posters para festivais e convenções.
De momento, tenho realizado pequenos workshops de animação e trabalho como freelancer nestas áreas. Mantenho uma página de artista no Facebook, na qual publico os meus trabalhos mais recentes e toda a minha atividade enquanto artista.
Mini Bio
Nome: Marta Lebre
Idade: 27 anos
Naturalidade: Lisboa
Presença online: Site | Facebook | Tumblr
No meu Facebook e no meu site encontra: todos os meus trabalhos mais recentes, inspirações, ideias e influências. Pequenos pedidos de ilustração especiais e a minha atividade como artista, desde eventos onde participo com banca de artista até a pequenos workshops que realizo.
Estar com amigos
Todas as semanas combinamos estar juntos e o sítio de eleição é o bar A Paródia, em Campo de Ourique. Visitar o espaço e estar com eles é o ponto mais divertido e relaxante da minha semana. É um espaço acolhedor e bastante convidativo, com um ambiente vintage e cocktails originais.
Viajar
Sempre que posso, desafio-me a visitar novas cidades ou países. Barcelona e Londres foram as cidades que mais me encantaram e onde faço sempre questão de voltar.
‘I like to ride my bicycle’
Não dispenso um bom passeio de bicicleta (a menos que chova, aí não pode mesmo de ser). Antigamente até usava a bicicleta para ir para o trabalho. Como agora não tenho um local de trabalho fixo, aproveito para passear.
Restaurante
Um restaurante de que gosto muito e ao qual tenho pena de não conseguir ir mais vezes, por uma questão de mobilidade: Tutto Combinato, em Odivelas. Uma cozinha alternativa, onde, como menu, basta a nossa imaginação. Sugerimos os ingredientes de que gostamos e o chefe prepara um prato à nossa medida, sempre com um toque italiano. Bastante acessível, com um ambiente vintage muito engraçado. Recomendo!
Animação
Sempre gostei imenso de ver séries e filmes de animação, mesmo antes de estar ligada a esta área. O meu filme favorito de momento é o ‘How To Train Your Dragon 2’, tanto pela história como pela qualidade de animação.
Agricultura cosmopolita
Quem me conhece sabe que sou bastante ligada à Natureza e este hobby recente ajudou-me nesse aspeto. Falo de cultivar fruta e vegetais em casa, na nossa varanda ou até mesmo numa janela para plantas mais pequenas, como as aromáticas. Neste momento tenho algumas plantas, que cultivei desde pequeninas, e até mesmo sementes. Plantar é um compromisso silencioso, ao dedicarmo-nos à terra, ela também nos dá retorno, seja ele qual for.
O hobby é também o meu trabalho
Ter sempre o meu diário gráfico comigo funciona como o meu ponto de fuga. Todas as minhas ideias e inspirações passam diretamente para este bloquinho. Tenho um desejo constante de fazer evoluir os meus desenhos, o meu estilo e de aprender cada vez mais, o que não seria possível sem este recurso.