“Simplificar o caminho para uma pele ótima, independentemente da idade”, é a missão da Medik8, marca britânica especialista em cuidados da pele, que chega ao mercado português. Daniel Isaacs, sócio fundador e Diretor de Pesquisa da Medik8, esteve à conversa com a LuxWoman.
Em 2009, o cientista britânico Elliot Isaacs lançou a Medik8. Dois anos mais tarde, o irmão, Daniel, juntou-se para “desenvolver a promessa da sua marca”. Com 15 anos de experiência, a marca britânica tornou-se reconhecida em todo o mundo pelas suas fórmulas orientadas para os resultados, que combinam eficácia, ética e excelência; e meticulosamente fabricadas no seu centro de inovação de última geração, sediado no Reino Unido. Guiada pela ciência, não pelas tendências, a Medik8 está a consolidar-se como pioneira da Filosofia CSAⓇ, uma abordagem de cuidados da pele clinicamente comprovada que afirma que precisamos de apenas 3 passos simples – vitamina C mais protetor solar durante o dia e vitamina A durante a noite – para conseguir uma pele jovem e luminosa.
Recomendada por médicos e dermatologistas, a marca entra agora no mercado português pelas mãos de Susana Santos, Diretora Geral da Medik8 em Portugal, e está disponível nas farmácias, parafarmácias e no El Corte Inglés. Para saber mais sobre esta novidade, a LuxWoman falou com o sócio fundador e Diretor de Pesquisa da Medik8, Daniel Isaacs.
Quando é que decidiram entrar no mercado português? Porquê agora e não antes?
Desde o início, em 2009, sempre defendemos o crescimento sustentado do negócio, cada novo mercado é uma consideração pensada e uma verdadeira parceria. Só se tem uma primeira impressão, por isso é importante para nós encontrar as pessoas certas, os pontos de venda e a comunidade, que se alinham com os nossos valores fundamentais para que seja um verdadeiro sucesso. A abertura do nosso Centro de Inovação em 2022 também nos deu a oportunidade de triplicar a nossa capacidade de produção e servir novos mercados, como Portugal.
Fundada em 2009 pelo seu irmão Elliot Isaacs, quando é que se juntou à Medik8? Em que consiste o seu trabalho?
Juntei-me ao meu irmão, Elliot, como sócio fundador da Medik8 em 2011. Elliot foi o cérebro por detrás do ADN da marca e a missão da Medik8 sempre foi consistentemente clara e permanece a mesma até hoje: simplificar o caminho para uma pele ótima, independentemente da idade. Juntei forças com o Elliot como Diretor de Produto e Sócio Fundador para desenvolver a promessa da sua marca. Como CPO, a minha força motriz é liderar todos os avanços tecnológicos através de um departamento de I&D interligado de bioquímicos, formuladores e especialistas em embalagens para liderar a inovação dos cuidados da pele pela qual a Medik8 é conhecida. Na Medik8, encontramos lacunas na experiência de cuidados com a pele dos clientes e arranjamos soluções através de tecnologias inovadoras e de uma estabilidade superior, tudo isto apoiado em princípios baseados na investigação e em ensaios clínicos.
Como foi o seu percurso profissional até então?
A beleza da química sempre me fascinou, não se trata apenas de descoberta, mas de criação e inovação, da mistura de compostos e da criação de novas tecnologias. Fiquei viciado e, depois de me licenciar em Química na Universidade de Leeds, juntei-me ao meu irmão, Elliot, como sócio fundador da Medik8 em 2011.
Em que consiste a filosofia CSA?
A nossa visão e promessa aos nossos clientes é simplificar o caminho para uma pele fantástica, fazêmo-lo através da nossa Filosofia CSA: Vitamina C + Protetor solar de dia, Vitamina A (retinoide) de noite. Estas 3 fórmulas fundamentais são o segredo de uma pele jovem e luminosa.
Como são desenvolvidas estas fórmulas?
A Medik8 é única no espaço dos cuidados da pele, uma vez que temos um modelo de negócio totalmente integrado, o que significa que temos controlo sobre todas as etapas do processo, desde a conceção do produto até ao fabrico, armazenamento, marketing e expedição. Fazemos tudo isto no nosso Centro de Inovação, nos arredores de Londres, no Reino Unido. Aqui, a nossa equipa de I&D desenvolve tecnologias novas e inovadoras para desafiar os limites da ciência dos cuidados da pele. Orgulho-me em dizer que a equipa de I&D da Medik8 faz tudo meticulosamente internamente, desde a conceção até à conclusão do produto, e as nossas colaborações contínuas com universidades e dermatologistas asseguram uma linha de inovação robusta, prometendo mais soluções inovadoras para os cuidados da pele.
Quais são os best-sellers da marca?
O Crystal Retinal continua a ser o nosso best-seller icónico, tendo sido vendido mais de 1 milhão de vezes e é o sérum facial dermatológico n.º 1 do Reino Unido. É um dos favoritos da nossa comunidade e recomendado por dermatologistas da nossa rede profissional. Como foi o caso de Ewoma Ukeleghe, Médico de Medicina e Cosmética e Embaixador Global do Medik8, que disse: “Quando se trata de recomendar um retinoide, a minha escolha inabalável é o Crystal Retinal. Este produto excecional tornou-se a minha principal recomendação, tanto para pacientes como para seguidores, graças à sua notável eficácia e à sua abordagem pioneira aos cuidados da pele”.
Foram lançadas, recentemente, novas soluções e inovações? Quais?
Após o sucesso global da fórmula de culto Crystal Retinal, propusemo-nos a inovar o primeiro creme de olhos com retinaldeído estabilizado e de força clínica do mundo. O nosso Crystal Retinal Ceramide Eye é um sérum de rejuvenescimento específico para a zona debaixo dos olhos, otimizado para a delicada área dos olhos.
O retinaldeído estabilizado, de encapsulamento duplo, assegura uma libertação ultra-lenta dos ingredientes, o que atenua a irritação na zona muito delicada dos olhos. Está clinicamente comprovado que a solução tudo-em-um para o cuidado noturno dos olhos reduz o aparecimento de pés de galinha, rugas, papos e inchaços, ao mesmo tempo que é suave para a zona delicada dos olhos. Esta é a solução ideal e especializada para as pessoas com sinais visíveis de secura e envelhecimento à volta dos olhos, bem como para quem procura simplificar a sua rotina de cuidados da pele sem comprometer os resultados.
Fortemente ligados à ciência. Há um cuidado em “educar” os consumidores neste domínio? De que forma?
Na Medik8 somos guiados pela ciência, não pelas tendências, e aproveitamos todas as oportunidades para educar os nossos consumidores e desfazer quaisquer mitos sobre os cuidados da pele. Fazemo-lo através dos nossos terapeutas profissionais altamente valorizados e formados. Eles são os nossos influenciadores originais e, com mais de 30% dos consumidores a ouvir falar da Medik8 através de um profissional numa clínica, farmácia ou spa, continuam a ser parte integrante da nossa estratégia de sensibilização.
A sustentabilidade é um tema incontornável nos dias que correm. Qual o compromisso da marca com a sustentabilidade e a ética nos cuidados da pele?
A sustentabilidade sempre foi de enorme importância para a Medik8, mesmo antes de se tornar um tema atual, e temos orgulho em dizer que somos um dos únicos 66 fabricantes de produtos de beleza em todo o mundo que são reconhecidos como uma empresa B certificada.
A nossa ambição é sermos reconhecidos como líderes de mercado no espaço ESG e estabelecemos objetivos claros para o conseguir: Reduzir o impacto das nossas embalagens (menos embalagens, melhores embalagens); Reduzir o impacto das nossas operações (menos água, energia e resíduos) e adquirir os nossos ingredientes de forma responsável. Faz parte do nosso quotidiano.