[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Mergulhe no seu interior através do Journaling

“Ajudar as pessoas a sentirem-se melhor consigo mesmas e com os outros” e a “sentirem maior bem-estar”, são os principais objetivos do primeiro diário de escrita terapêutica em português dos  psicólogos e psicoterapeutas Rute Agulhas e Pedro Aires Fernandes.

“Guardar Depois de Escrever” chega para a ajudar a mergulhar no seu interior e a explorar o presente, passado e futuro. Os autores em entrevista.

Guardar_Depois_De_Escrever_MAIL

Livro “Guardar Depois de Escrever”. €15,90

No que consiste a escrita terapêutica?

O Journaling ou escrita terapêutica é um processo de escrita orientado, através do qual se escreve sobre o que se viveu, ao mesmo tempo que se interage com os conteúdos que emergem dessa vivência, refletindo sobre os acontecimentos, pensamentos, sentimentos e comportamentos associados.

É um processo de escrita um pouco diferente daquele que fazemos num diário convencional – neste, escrevemos o que vivemos, tal como vivemos, sem que exista um processo orientado de análise e de reflexão.

É importante escrever sobre acontecimentos negativos ou mesmo traumáticos que tenhamos vivido mas, também, sobre acontecimentos positivos intensos, com ganhos ao nível do bem-estar psicológico.

Quais os seus benefícios?

Os benefícios da escrita terapêutica são muito diversos. Quem escreve sobre acontecimentos com impacto negativo na sua vida experiencia uma maior sensação de relaxamento e de controlo, associada a uma menor sintomatologia depressiva ou ansiosa, gerando maior sensação de bem-estar geral e, consequentemente, promovendo uma autoestima mais elevada.

Escrever sobre acontecimentos positivos ajuda igualmente a experimentar emoções mais agradáveis, contribuindo para um humor mais positivo e uma maior sensação de bem-estar físico e emocional.

Rute Agulhas

Rute Agulhas

Com que frequência é que devemos praticar o Journaling?

Cada pessoa deve escrever ao seu ritmo, podendo escrever apenas algumas linhas ou várias páginas de cada vez. No entanto, é importante que escreva diariamente, no mínimo, 15 minutos por dia.

É necessário algum tipo de material específico?

O Journaling deve ser um processo orientado de forma a permitir obter os ganhos mencionados. Habitualmente, é utilizado no âmbito de um processo psicoterapêutico, como recurso integrado, sendo que o terapeuta conduz a pessoa a determinada análise e reflexão. Neste caso, falamos de um processo individualizado, à medida das necessidades de cada pessoa.

Este livro apresenta um conjunto de tarefas escolhidas, com base na literatura e também na nossa experiência clínica, que pretende dirigir-se e ajustar-se a qualquer pessoa que deseja aumentar o seu autoconhecimento e promover o seu bem-estar psicológico. Trata-se assim de um recurso criado especificamente para a prática, autónoma e orientada, de escrita terapêutica.

Pedro Aires Fernandes.

Pedro Aires Fernandes.

De onde é que partiu a vontade de escrever este livro?

Ao longo da nossa experiência clínica de mais de 20 anos temos vindo a perceber os inúmeros benefícios de um processo de escrita e reflexão orientado, que utilizamos de modo recorrente com os nossos clientes. Escrever este livro acaba por ser uma forma de ajudar mais pessoas que, de um modo autónomo, podem trilhar este caminho de autoconhecimento.

Salientamos algo muito importante. Quem decidir percorrer este caminho deve ler com especial atenção a primeira parte do livro, que apresenta um conjunto de recursos que o leitor pode precisar ao longo do percurso. Falamos de aprender algumas estratégias de relaxamento, pensar de forma mais positiva, resolver problemas de modo mais assertivo ou ativar a rede de suporte social.

Veja mais em Lifestyle

PUB