Entre os dias 6 e 9 de março, a capital portuguesa volta a receber o evento de moda mais aguardado, a Lisboa Fashion Week.
Em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa,a 64.ª edição está de regresso ao Pátio da Galé para apresentar as novas coleções dos criadores nacionais. “Capital” foi o tema escolhido pela organização para esta edição. “Mas que capital?”, perguntamos nós e a organização responde: “O geográfico — o capital da capital, centro nevrálgico, decisor e decisivo. O criativo — óbvio, pelos seus ativos e códigos conceptuais capazes de pensar a sociedade. O cultural — claro, pela sua contribuição histórica para uma área cada vez mais ativa e consciente. O social e relacional — sim, pelas sinergias, pontes e conexões intersetoriais. O económico — inevitavelmente, por ser a concretização do simbólico e o sustento de um negócio em crescimento. E o humano — sempre, e acima de tudo”.
A Campanha
Campanha assinada pelo estúdio Graficalismo
Assinada pelo estúdio Graficalismo, a campanha de comunicação vai estar dividida em seis representações simbólicas e materiais da ideia de capital, que serão reveladas ao longo do próximo mês nas redes sociais da Lisboa Fashion Week.
“Estas personagens, ou alter-egos, são pensamentos transformados em esculturas vivas a partir de roupa e têxteis reaproveitados”, desvenda da organização.
O Programa
Desfile do designer Luís Carvalho na edição passada da ModaLisboa
Foto: Ugo Camera
“Pensar o CAPITAL, a partir da capital”, foi o ponto de partida para desenhar a programação desta ModaLisboa.
As Apresentações de Moda regressam ao Pátio da Galé, de 7 a 9 de março, com a segunda e última fase do concurso Sangue Novo supported by Seaside, e as novas coleções das plataformas Workstation, LAB e Designers consagrados. Serão três dias de desfiles que posicionam a Moda de Autor enquanto solução contra a hegemonia de um sistema colossal e incerto, e o calendário, que será divulgado em breve, traz novidades.
No dia 7 de março, a MODALISBOA CAPITAL estreia-se no CAM com uma série de novas atividades desenhadas em colaboração com o Centro de Arte Moderna Gulbenkian para explorar, a partir dos seus autores, a relação histórica entre Moda e Arte. A incursão da Lisboa Fashion Week nos mais relevantes equipamentos culturais da cidade leva-a de regresso ao MUDE – Museu do Design, com uma programação de workshops, Fast Talks e Apresentações de Moda em diferentes espaços do edifício, numa conversa contínua entre Design, Património e Comunidade. A APICCAPS e CENIT/ANIVEC voltam a integrar a programação da Lisboa Fashion Week para falar do futuro.