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Mon Guerlain x Clara Não

Singularidade, Confiança, Paixão: fragrâncias Mon Guerlain são reinterpretadas pela artista portuguesa Clara Não em postais sobre características femininas

Mulher é plural e assim é Mon Guerlain. Criados em diferentes variações de acordo com as múltiplas facetas femininas, é como se cada impressão olfativa fosse personalizada para corresponder ao carácter de cada mulher. De notas mais suaves e adocicadas a ingredientes com traços ímpares e incisivos, cada fragrância aborda um traço de identidade e abre espaço a expressões alargadas de personalidade em doses de embelezamento únicas.

A marca convidou a artista portuguesa Clara Não a explorar as diferentes facetas femininas expressas nos aromas Mon Guerlain. Através de cartões personalizáveis que permitem criar uma ligação imediata entre diferentes mulheres, Clara Silva interpreta as características femininas à luz da atualidade, representatividade, boa disposição e Beleza. Singularidade, confiança e paixão, os pontos de partida dos aromas Mon Guerlain Eau de Parfum Intense, Eau de Parfum e Bloom of Rose uniram a marca francesa à artista portuguesa, que direciona desde sempre o seu trabalho para as questões que envolvem as vivências femininas. Do olhar atento de Clara Não sobre os três perfumes e uma dose de criatividade, surgiram três postais que exaltam os atributos das mulheres e que contribuem para aumentar os resultados do esforço da Guerlain para fazer sempre mais e melhor em nome da Beleza e também em nome de todas as mulheres.

Clara Não é ilustradora, nasceu em 1993 e vive no Bonfim, no Porto. Licenciou-se em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes, no Porto, enquanto ouvia Britney e Indie Rock, e fez Erasmus na Willem de Kooning Academie, em Roterdão, na Holanda. Esta experiência fez com que se direcionasse cada vez mais para a ilustração e a escrita. Em 2018, voltou à mesma instituição portuenese para se tornar mestre em Desenho e Técnicas de Impressão. Destaca-se pela irreverência e ironia nas ilustrações, onde reivindica a igualdade, trata tabus sociais, explora experiências pessoais e desenvolve a escrita ambidestra. Com humor nas palavras e ternura (ou raiva) no coração, o seu trabalho centra-se em construir ideias de forma visual através da escrita, em papel, em tecido, em vidro… ou na rua.

Está representada em diversas galerias, como a Senhora Presidenta, Circus Network, Ó! Galeria, Malapata, Apaixonarte e Área 55. É mencionada de forma regular em diversas publicações, como a Vogue, Público e Jornal de Notícias.

Q&A: CLARA NÃO

Assim como existem assuntos comuns a todas as mulheres, cada uma tem características únicas que a definem. Os perfumes Mon Guerlain tentam partir dessas mesmas facetas para criar aromas singulares. De que forma recebeu o convite da marca para explorar este universo?

É na aceitação da diferença que conseguimos chegar à igualdade. Somos todas diferentes, é algo que temos em comum. É super importante mostrar que não há padrões em que nos temos de encaixar. Somos únicas, e é essa a magia de sermos quem realmente somos. Os aromas singulares dos perfumes Mon Guerlain vão de encontro a esse pensamento, por isso não poderia ter-me identificado mais. Fiquei muito contente com o convite, pelo contexto do tema da singularidade, pela marca com tanta história que é a Guerlain, e pela liberdade artística que me deram.

Qual foi o teu ponto de partida para o Mon Guerlain eau de parfum Intense e como retratou a ‘singularidade’ expressa neste aroma?

O meu ponto de partida foi pensar na singularidade através da quebra dos arquétipos da sociedade. Não só existem várias facetas de ser mulher, como cada uma tem mais facetas que um dodecaedro. Posso ser nerd, mas gostar de glitter; adorar moda e ser louca por livros; vestir um Hoodie de salto alto; maquilhar-me para ir à padaria buscar broa. E em nada isso nos impede de criarmos elos de ligação com pessoas com gostos e formas de vida muito diferentes.

Esta singularidade procura estar representada nas personagens através da conjugação das suas diferentes características: a personagem mais à esquerda adora maquilhagem, está de vestido, mas depois tem meias e ténis; a personagem do meio usa hijab, mas também botas de salto e não abdica do seu perfume; a personagem mais à direita é uma mulher negra que usa o seu cabelo curto ao natural e abraça a sua sensualidade com confiança. No entanto esta representação é simbólica, pois poderia haver mais de mil personagens que nunca teríamos representada a diversidade de pessoas existente no mundo. A ilustração visa a promover a união entre pessoas, independentemente das suas características psicológicas, físicas e sociais, quer pelas personagens em si, quer pelo convite a que mais pessoas se juntem à defesa da singularidade.

Confiança: como interpretou esta característica trazida pelas notas do Mon Guerlain eau de parfum?

Ser audacioso e sensual, pela confiança, é saber o valor que temos e não deixar que o nos tratem abaixo dele. É aceitarmos a nossa sensualidade e não ter vergonha de saber que somos fabulosas. Assim, pensei nas personagens como pessoas amigas fabulosas e sensuais, divas respeitadoras da diversidade de cada pessoa. A interação aqui é feita através do humor, não só fazendo com que a pessoa que partilha a ilustração se identifique como fabulosa, mas também convidando a mesma pessoa a identificar uma amiga dela que também seja fab. Formamos assim a dupla de amigas fab representada na ilustração.

O Mon Guerlain eau de parfum Bloom of Rose está associado a luminosidade e paixão. E a ilustração que criou relembra-nos a importância do amor-próprio.

Os momentos em que cuidamos de nós são os momentos que cuidam da nossa luz, em que mostramos a nós mesmas que nos preocupamos connosco. Estes momentos são super importantes. Assim, pensei na ilustração como uma proposta de troca de sensação de momentos-sozinha, por momentos-só-minha. O mote desta ilustração é “a minha primeira e maior paixão, sou eu. K? Byeee”

É importante valorizarmos a nossa própria companhia, e que procuremos o que nos é agradável, o que nos faz bem, e quem nos faz bem. Em termos literais, um banho de imersão deve também ser algo que se faz esporadicamente. Simbolicamente, retratei um momento especial, uma representação máxima de relaxamento. A ilustração faz também uma brincadeira, como se uma amiga dissesse que “o teu melhor date és tu mesma, mas isso não quer dizer que eu também não seja boa companhia!!” Isto acontece porque o amor- próprio é algo essencial, mas criarmos elos de ligação com outras pessoas também o é. Defender a importância do amor-próprio não deve ser um meio para potenciar o individualismo, mas sim para aumentar o bem-estar de todos

Por Eduardo Estevam, Make up artist

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