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Mulheres com Atitude: Click it, de Inês Duarte

Corria o ano de 2021, em maio, Inês Duarte passeava pela capital quando se deparou com uma rapariga que estava a usar uma camisa branca com a gola em leopardo. Achou diferente e interessante, mas sentiu que esta não tinha muitas opções de utilização. No autocarro, surgiu a ideia, “quase como num flash”, de adaptar a gola da camisa conforme a ocasião. 

“Depois de um ano de estudos, protótipos e construção da marca, em maio de 2022, é lançada para o mercado” a Click it.

Click it

Sob o mote “Em cada textura ou padrão, etnia ou identidade de género, a Click it é a marca que te acompanha nas reuniões mais chatas até às noites mais longas e permite que encontres a tua personalidade estampada em cada bolso ou gola!” , a marca de Inês Duarte é composta por três produtos, todos independentes mas que funcionam entre si. 

A camisa Aurora, a tela em branco, de fitting oversize de modo a vestir vários formatos de corpos. E, depois, existem três formatos de golas: Agnes, a clássica, de corte recto; Ester, a romântica de corte redondo; e Beatrice, a irreverente, de corte bicudo. E as três fazem conjunto com o bolso Eliot, de corte clássico. Todas estas peças encaixam através das molas de pressão cuidadosa e manualmente cozidas em cada.

É esta capacidade de adaptação das peças, a cada pessoa, que tornam a Click It uma marca diferente das demais. Com uma só camisa os looks poderão ser tão infinitos quanto as combinações de cores, formatos e padrões que as coleções oferecem.

Farta da opressão imposta pela tabela de tamanhos convencional, Inês criou a sua: “são seis tamanhos, como a camisa é oversize tem mais abrangência no fitting, e os tamanhos são associados a amigos meus, cujos nomes (e seus corpos) os apelidam. Por exemplo: um bêdê, de Bella Duarte, é o tamanho mais pequeno, e um cêcê, de Catarina Corujo, é o maior”, explica a fundadora.

Click it_Colecção take a drink_Bola de espelhos_Gola Beatrice_Gola Agnes_Gola Ester_Bolso Eliot_sex on the beach(multicolorido)_margarita(amarelo)

Coleção “Take a Drink” da Click it

Quanto à confeção, Inês explica-nos que existem duas fases e que “ambas respeitam a sustentabilidade e o mínimo desperdício de material”. As camisas são produzidas numa fábrica em Portugal, com quantidades controladas e reduzidas. Os chamados click its (peças amovíveis) são confecionados manualmente e sob encomenda, “deste modo garantimos que não existe desperdício e não se perdem peças de roupa em lixeiras”, explica.

Com valores entre os €18 e os €56, pode adquirir as peças da Click It na loja online, em clickit.pt

Por detrás de um grande projeto, está uma grande mulher

10.1 12-08

Inês Duarte

Inês Duarte tem 29 anos, é lisboeta e está sempre pronta para dar um pézinho de dança e para uma boa festa. Formada em Design de Interiores e Visual Merchandising, áreas pelas quais é apaixonada, adora decoração e organização. Feminista fervorosa, luta pelos direitos e equidades sempre que possível e revele-nos ser “boa a levantar um cartaz ou a voz, quando necessário”. Empática, fiel e dedicada, são algumas das suas qualidades que criam um equilíbrio com defeitos como “mau-perder e um feitiozinho complicado”.

“A minha missão pessoal é provar que roupa não tem género, que podemos usar o que bem nos apetecer desde que isso nos faça felizes. No fundo, quero que a Click it seja para todes, em qualquer lugar.”

Desde sempre com imensas ideias de projetos a vaguearem-lhe pela mente, Inês nunca teve consciência de que queria ser empreendedora. No entanto, havia sempre algo que a empurrava para esse caminho. Enquanto empreendedora, revela-nos que a sua maior preocupação é “que o negócio vingue e chegue ao maior número de pessoas, que a minha mensagem seja entregue da maneira correta: que todos podemos e devemos vestir o que quisermos onde quisermos, sem julgamento ou sentimento de culpa.

E o que é que o futuro reserva?

Com o objetivo de fazer as pessoas pensarem sobre a forma como olham para o vestuário e mostrar que é possível sentirmo-nos confortáveis com uma peça que não é nem de homem nem de mulher, Inês quer expandir para além das camisas e criar uma coleção de roupas sem género. Adianta também que quer “muito lançar um vestido sem género”. 

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