[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Não faça isto às suas peças de lã, caxemira e camurça

É durante o inverno que usamos as nossas peças de e caxemira. Estes tecidos ajudam-nos a enfrentar as temperaturas mais frias e, quando estimados, podem permanecer na nossa posse durante várias temporadas. A camurça, material que se tem revelado uma tendência, é também uma das escolhas das fashionistas para a estação.

Especialista na área de organização de guarda-roupa e personal styling, Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery, explica-nos que há cuidados específicos que deve ter com as suas peças de lã, caxemira e camurça para que estas durem mais tempo. 

Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery

Liliana Correia, criadora da LC Fashion Consultancy e curadora do evento Resale Gallery

Lã e Caxemira

Duas fibras naturais, a lã e a caxemira devem ter os mesmos cuidados.  Estas peças por serem especiais “merecem o tratamento adequado e deve ser feita a devida manutenção”.

Os cuidados começam no momento do uso. Segundo Liliana Correia, “deve evitar-se o uso juntamente com outras peças que causem fricção, o que leva ao levantamento de pelo e a mais facilmente causar o chamado borboto (bolinhas de pelo)”. Assim, deve evitar-se o uso de colares com peças afiadas, com casacos cujo interior tenha pelo, com carteiras com alças ou mesmo colocar o cinto de segurança diretamente sobre a peça.

Se criarem borbotos, isso não significa que não são de qualidade. Na verdade, explica a especialista, “é uma característica normal de peças em fibras naturais e deve ser feita a devida manutenção, retirando as bolinhas de pelo com uma máquina adequada ou levando a uma lavandaria que faça esse trabalho”.

Na hora de lavar as suas peças de lã, tenha em atenção que a lavagem “deve ser com água fria e com o detergente apropriado”. Nunca pendure estas peças, opte por colocá-las a secar na horizontal e sem luz direta para não haver alterações de cor e não estarem expostas a calor. Nunca coloque na máquina de secar, pois a peça ficará danificada e não será recuperável.

Tenha em atenção que estas peças apenas devem ser lavadas quando é mesmo necessário, pois quando não estão sujas podem ser colocadas a arejar e ficam novamente ideais para uso.

Quanto à arrumação, devem ser dobradas e nunca penduradas para não ficarem deformadas.

Camurça

O primeiro passo para preservar as suas peças em camurça é evitar usá-las em dias de muita chuva. Deve ser colocado um spray que impermeabiliza a peça para proteger de chuva ligeira ou salpicos e assim evitar nódoas.

Outro cuidado a ter é não usar com peças que causem fricção porque vão danificar a textura.

Depois de usada, a peça deve ser sempre escovada com uma escova macia para ajudar a manter um aspeto uniforme quer de cor, quer de textura. Quando tiver nódoas deve ser limpo numa lavandaria especializada em peles. “A limpeza tem mesmo de ser feita em locais especializados”, explica Liliana.

 As camurças podem ser arrumadas no armário penduradas.

Guarde no armário

O armário é o local onde guardamos, por norma, estas peças e, por isso, deve estar preparado para as receber. Este deve ter arejamento e estar protegido contra as traças e a humidade. Caso isto não aconteça facilmente ganhará bolor e o cheiro característico (do bolor e da humidade) vai ser difícil de tirar.

Veja mais em Moda

PUB