O Ararate, conhecido por celebrar a cultura e a gastronomia da Arménia, tem agora, não um, mas dois restaurantes. Depois do grande sucesso do primeiro restaurante no centro de Lisboa, surge um novo espaço com a mesma marca e a mesma autenticidade, mas num novo contexto: as Colinas do Cruzeiro em Odivelas. Karine Sarkisyan, fundadora do Ararate, afirma que o grupo “é como uma agência de viagens, pois transportamos as pessoas para um mundo muito longínquo através da gastronomia, da cultura e dos vinhos ”.
Neste que pode ser chamado de “museu”, uma vez que todos os elementos representam a cultura Arménia, o conceito é de partilha e a carta focada nos melhores produtos da cozinha do Cáucaso. O Chef Andranik Mesropyan, que veio viver para Portugal para abrir o primeiro Ararate, assume também a cozinha do novo restaurante. Mais uma vez, apresenta pratos tradicionais, que se traduzem numa explosão de sabores fiéis às receitas originais arménias e dos países vizinhos como a Geórgia.

Começamos pelos amuse-bouches, com uma oferta de padaria que contempla várias opções de pães tradicionais, tais como o Junguyalov Khatz (pastel de pão achatado com recheio de Verduras finamente picadas) e o Khachapuri com Queijo (pastel típico georgiano, recheado com queijo). Já nas sopas, há que mencionar as típicas Sopa de Abóbora e a Sopa de Iogurt Spass.
Khachapuri com Queijo
Nas entradas, a Salada de Legumes Grelhados Hamest Taty, feita com legumes grelhados no carvão, passados em manteiga ghee com cebola e coentros, é espetacular. No entanto, a estrela é, sem dúvida, o Dolma, rolos de carne picada em folhas de videira.
Salada de Legumes Grelhados Hamest Taty
O grande destaque, nos pratos principais, vai para as Carnes grelhadas em carvão, para o Peixe e para os Vegetais. E como não se pode ir embora sem provar as sobremesas, destacamos a Gata, uns bolinhos de massa folhada com recheio de açúcar e manteiga.
Gata
No que toca aos vinhos, no novo Ararate bebe-se sobretudo a Arménia, um país rico em produção vitivinícola. A oferta é variada e para todos os gostos, mas os vinhos que mais se destacam são os Vinhos Orange em Talha, o tradicional Vinho de Romã e até mesmo Espumantes, nomeadamente o Espumante Takar Brut Nature.
Localizado em Odivelas, o restaurante está aberto de terça-feira a domingo, das 12h30 às 23h, e tem uma zona especial, dedicada aos jantares de grupo com uma mesa corrida.