[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

O Obicà traz os verdadeiros sabores de Itália para Portugal

Em Lisboa, existe uma panóplia de restaurantes com gastronomia italiana. Na verdade, na zona onde mora o restaurante Obicà, a concorrência é elevada. Porém, esta marca que celebra 20 anos de história, distingue-se pela frase, muitas vezes usada pelo sócio Pedro Galvão, “o Obicà é um restaurante italiano em Portugal. Não é um restaurante português a fazer comida italiana”. 

Em Portugal, o primeiro Obicà abriu no Porto em maio de 2021 pela mão de uma sociedade portuguesa. Já na capital portuguesa, este abriu as portas em outubro de 2022, após Pedro Galvão, que trabalhou por alguns anos em Milão na área financeira e conhecia bem a marca enquanto cliente, ter-se proposto como sócio para uma unidade em Lisboa. “Vivi em Milão, por motivos profissionais, e o Obicà era a minha ‘cantina’, que se tornou também uma espécie de porto seguro para a minha mulher, sempre que me visitava. Assim que soube que estavam no Porto, desafiei-os a abrirem também em Lisboa”, conta.

Silvio Ursini, o homem por detrás da marca Obicà

A marca Obicà, essa, nasceu há 20 anos pela mão do napolitano Silvio Ursini, vice-presidente do grupo Bulgari Hotels & Resorts, que, durante uma viagem ao Japão, se inspirou nos balcões dos Izakayas (tabernas nipónicas), onde os alimentos ficam expostos e são preparados à frente do cliente, para criar o primeiro Mozzarella Bar do mundo em Roma, maio de 2004. Ursini quis enaltecer o bom produto italiano, como as mozzarellas e burratas DOP, e que o consumidor, independente da distância, pudesse usufruir dele nas melhores condições de frescura e de preparação. A grande aceitação permitiu que o negócio se expandisse, passando de bar a restaurante de corpo inteiro com pizzaria, padaria e pastelaria, e extrapolasse as fronteiras de Itália, ganhando franquias no Japão, no Reino Unido, nos Estados Unidos e, claro, Portugal.

Uma experiência de verdadeira imersão na cozinha italiana

Desde o início, a intenção está bem clara: proporcionar, em Lisboa, uma experiência de verdadeira imersão na cozinha italiana, daí o foco na confeção, replicando as técnicas que os italianos sempre utilizaram para cozinhar, e nos produtos, praticamente, todos oriundos de Itália e de produtores selecionados que os enviam para Portugal a um ritmo semanal (como é o caso da mozzarella DOP).  Por exemplo, e como revela o chef Luiz Minuzzi, não se cozinha “com alho ou cebola no Obicà”. O que, confessa o chef, “poderá levar a uma estranheza inicial para quem está acostumado a senti-los na comida”, porém acredita que a qualidade e o sabor dos produtos falam mais alto.

Luiz Minuzzi

Luiz Minuzzi

Luiz Minuzzi está à frente do Obicà lisboeta desde a abertura, após ter passado pelo Obicà Porto. Como todos os que trabalham no grupo, o chef, nascido em Campinas, São Paulo, no seio de uma família de origem italiana, teve formação para cumprir os mandamentos da cozinha e estar familiarizado com a técnica, a tradição, os produtos e os produtores italianos. Esse cuidado estende-se à sala, onde todos sabem pronunciar (e explicar) corretamente os nomes dos pratos.

Mozzarellas e Burrata DOP

Mozzarellas e Burrata DOP

A Mozzarella Di Bufala DOP (disponível igualmente numa versão fumada), oriunda de Campana, mantêm-se como estrela maior do restaurante, mas é cabeça de cartaz juntamente com a Burrata e Stracciatella, ambas produzidas com leite de vaca na região de Apúlia, sul de Itália. Como se tratam de queijos não pasteurizados, o seu período de vida é relativamente curto, sendo fundamental que entre a encomenda, o transporte e a chegada a Portugal se gaste o menor tempo possível.

Pizze

Pizze

Com 15 anos de experiência como cozinheiro, Minuzzi, especialista em fermentação, só serve pão de fermentação natural, feito na casa, inclusive a foccacia, que pode ser servida como refeição ligeira. Já a farinha usada nas pizze, seção forte da carta, é a Molino Paolo Mariani, moída na pedra. A massa repousa por 48 horas antes de ir a assar. As pastas são outro capítulo à parte: provenientes de Campana, do Pastificio Gentile, têm por base a sêmola de trigo duro. Secas ao ar livre, a baixa temperatura, pelo método tradicional Cirillo, elas são mais claras, naturalmente desidratadas e possuem pouco glúten.

Pasta Schiaffoni.

Pasta Schiaffoni.

Já nos tomates, biológicos e vindos sempre que possível de Itália, o seu sabor pode ser acidulado quando usado no Tartare Di Pomodoro, uma das entradas best sellers que pode sofrer algumas alterações mas que raramente abandona a carta, ou mais doce, como na pasta Schiaffoni. A questão do sabor, aliás, não é subestimada pelo chef e pelos responsáveis do Obicà: eles sabem que o nosso paladar, formatado por outras experiências e temperos, pode estranhar inicialmente o sabor e até a textura de alguns pratos, mas confiam que a informação, a boa prática e a excelência do produto falarão mais alto e os sentidos abrir-se-ão inevitavelmente ao autêntico palato italiano.

Com almoços e jantares de segunda a domingo, o Obicà possui durante a semana uma opção de menu executivo por €18: inclui couvert, antipaste ou dolci, pasta ou pizza ou seconde, bevande (bebida) e caffè. À carta, com mais ou menos tempo, sem abrir mão da ideia de fun dining, há porções menores para começar, cinco opções de Degustazioni com diferentes seleções de queijos e charcutaria italianos, insalate, pizze, pasta e zuppe e, para algo mais substancial, uma seção de secondi com Cottoleta alla Milanese, Tagliati di Manzo ou Parmigiana di Melanzane.

Tiramisu

Tiramisu

Nos dolci, uma degustação, ideal para partilhar, permite saborear versões um pouco menores das sobremesas emblemáticas da casa como o Tiramisu, a Panna Cotta, a Torta Caprese ou o Semifreddo Al Amaretto.

9

Para começar e acompanhar a refeição pode pedir um cocktail, como o Negroni ou o Moscow Mule, ou, então, vinhos, cervejas e águas, todos referências italianas, ficando a exceção por conta dos champanhes.

O Obicà fica na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, e as reservas podem ser feitas através do contacto telefónico 910 407 706. 

Veja mais em Gastronomia

PUB