[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Peles asfixiadas pelo uso de máscara: como prevenir e tratar

O uso de máscara diariamente, e durante prolongados períodos de tempo, pode causar danos na nossa pele. Durante a pandemia até surgiu a palavra maskne para definir a acne decorrente da utilização de máscara. A terapeuta de Spa do Holmes Place, Cátia Silva explica-nos como devemos cuidar da pele nesta fase da nossa vida.

De que forma é que o uso de máscara afeta o estado da nossa pele? E esses efeitos podem prolongar-se durante quanto tempo?

Sim, o uso frequente da máscara de proteção individual vai afetar o estado da nossa pele pois cria uma espécie de “estufa” graças à temperatura elevada causada pela nossa respiração. A humidade criada e o ambiente abafado proporciona as condições ideais para o aparecimento de irritações cutâneas e/ou borbulhas. Para além disto, produzimos mais secreções sebáceas e sudoríparas o que irá tornar a pele mais oleosa. Assim, a nossa pele começa a ficar desvitalizada e sensível. Estes efeitos podem prolongar-se durante mais tempo, especialmente se não formos adaptando a nossa rotina diária ao nosso estado de pele.

Como é que podemos perceber se a pele está a ser afetada pelo uso de mascara? Isto é, como distinguir uma irritação na pele ou até borbulhas ocasionais, de irritações e acne decorrentes do uso de máscara? Quais as diferenças?

Uma irritação na pele normalmente conseguimos associar se foi por estar em contato com algo ou alguma coisa que comemos que provocou alergia ou outra reação na pele como vermelhidão, comichão e borbulhas. As borbulhas ocasionais podem ser por consumirmos determinado alimento, stress, causas hormonais e até mesmo cosméticos que não são adequados ao nosso tipo de pele. Estas reações podem estar espalhadas pelo corpo e/ou rosto. Por sua vez, no caso de irritações e borbulhas causadas pelo uso da máscara, estas localizam-se na zona inferior do rosto (do nariz até ao queixo). São irritações em que normalmente a pele adquire um tom avermelhado e podem dar alguma comichão. As borbulhas que surgem estão inflamadas (vermelhas) e por vezes chegam mesmo a ser desconfortáveis por serem um pouco dolorosas.

Quando isso acontece devemos mudar/adaptar a nossa rotina de beleza? O que é que devemos privilegiar? A limpeza (quantas vezes por dia), a hidratação?

Sim. A limpeza deve ser feita em dois momentos: de manhã e à noite. Devemos limpar com um produto adequado ao nosso tipo de pele (gel – peles oleosas, leite – peles normais e secas, por exemplo). Depois de limparmos, devemos usar um tónico para complementar a limpeza e, por fim, aplicar um creme final. Este passo (limpeza) é fundamental seja qual for o nosso tipo/estado de pele. Devemos privilegiar sempre a hidratação. É essencial a pele estar sempre hidratada, isto é a base para mantermos a nossa pele saudável. Estes dois momentos são fundamentais! Não devemos abrir mão de nenhum deles: limpar e hidratar vão manter a nossa pele saudável e bonita.

Até que ponto podemos continuar a usar cremes hidratantes grossos? Ou devemos optar por uma formula mais leve?

Depende do nosso tipo de pele. Se estivermos a falar de uma pele muito seca pode usar um creme mais nutritivo. No entanto, o meu conselho é de dia usar sempre um creme mais evanescente (mais leve) para que a pele absorva mais rápido e assim evitamos que a pele fique demasiado brilhante.

©Freepik

©Freepik

E podemos aplicar máscaras faciais ou devemos evitar?

Não só pode, como deve! Antes de escolher a melhor máscara para si, deve ter em atenção ao seu tipo/estado de pele. Por exemplo: se sente a pele mais oleosa no frontal, nariz e queixo, pode aplicar uma máscara matificante nessas zonas. Nas maçãs do rosto, pescoço e colo pode aplicar uma máscara hidratante. As máscaras são ricas em princípios ativos, por isso são uma ótima opção para fazer em casa. Irá sentir a sua pele muito melhor depois de aplicá-la. Já para não dizer que pode aproveitar o tempo de pose da máscara para relaxar: pode ler, ouvir musica, meditar. Porque não tornar estes momentos de beleza em momentos de descontração?

Quais os melhores produtos para peles sensíveis que sofrem de forma extra com o inverno e a máscara?

Para as peles mais sensíveis aconselho a usarem gamas próprias para esse estado de pele. Para limpar, podem usar leite desmaquilhante ou espuma: são mais leves e muito agradáveis ao toque. Como tónico podem usar uma bruma ou água termal, são produtos em spray muito refrescantes e hidratantes. Têm também princípios ativos calmantes. Outra das características que adoro nestes produtos é que se pode ir aplicando ao longo do dia e assim prolongamos a sensação de bem estar que provocam. Como creme final, escolham produtos que tenham princípios ativos calmantes, como por exemplo: hamamélis, aloe vera, bagas vegetais. Existem ainda umas ampolas que são uns super concentrados que se aplicam durante 7 dias e os resultados são incríveis! São considerados tratamentos cura e os resultados são rápidos.

Podemos esfoliar a pele que está irritada pelo uso da máscara? Ou é desaconselhável?

Depende do tipo de irritação que estamos a falar. Se for uma irritação cutânea mais severa – pele a cair, muita vermelhidão, ardor – não devemos fazer esfoliação. Iria ser uma agressão para a pele. Nestes casos devemos reequilibrar e acalmar a pele primeiro. Se for uma irritação cutânea menos severa (sentir a pele a repuxar um pouco, borbulhas pontuais, grão de pele irregular), neste caso, sim. Podemos fazer a esfoliação uma vez por semana e o ideal será aplicar uma máscara depois.

Devido ao uso da máscara temos de ter algum tipo de cuidado com a pele que não tínhamos antes?

Devido ao uso constante da máscara aconselho a ter uma rotina diária de limpeza do rosto de manhã e à noite: limpar, tonificar e aplicar o creme final. Esta rotina deve mantê-la mesmo que não saia de casa. Uma vez por semana, deve esfoliar o rosto e aplicar uma máscara. São cuidados fundamentais. Aplicar uma bruma ou água termal ao longo do dia também ajuda porque além de hidratar, refresca a pele o que a deixa mais confortável.

E podemos continuar a usar maquilhagem ou devemos evitar?

Mais uma vez depende do tipo de pele e da irritação cutânea que estamos a falar. Apesar da maquilhagem hoje em dia estar mais avançada, no sentido em que é mais leve e hidrata a pele, o meu conselho seria não usar bases muito fortes, por exemplo. Porque não substituir por um BB Cream? São cremes hidratantes com coloração que acabam por cobrir/disfarçar as pequenas imperfeições da pele. Mas se fizer questão de usar maquilhagem, tem de desmaquilhar e limpar o rosto sempre! Neste caso usar a bruma ou água termal também é uma mais-valia.

O Holmes Place tem uma app exclusiva para sócios onde partilha dicas de Spa para uma melhor rotina de bem-estar.

Veja mais em Beleza

PUB