De 1 a 5 de julho, o evento percorre várias geografias e acolhe desfiles, apresentações e experiências com mais de 30 designers nacionais e internacionais
Depois de ter sido cancelado no ano passado por falta de apoios necessários, o Portugal Fashion regressa ao Porto para mais uma edição, de 1 a 5 de julho, que marca o “reposicionamento estratégico do evento enquanto plataforma nacional de comunicação, negócio e inovação”, lemos em comunicado enviado à LuxWoman. Mais do que um calendário de desfiles, esta edição, que celebra os 30 anos do evento, propõe uma experiência imersiva e descentralizada que cruza moda, lifestyle e tecnologia, destacando Portugal como um verdadeiro “fashion hub” à escala global.
Com o mote “Fashion, Lifestyle & Innovation”, o Portugal Fashion Experience apresenta um modelo disruptivo, desenhado para aproximar o setor criativo da indústria, da comunidade empreendedora e do território. A moda portuguesa será apresentada através de um programa que promove o talento emergente, a criatividade autoral, a digitalização e a sustentabilidade como pilares de internacionalização.
“Esta edição celebra o nosso passado, mas é sobretudo um compromisso com o futuro. O Portugal Fashion quer continuar a ser um motor de transformação para a moda portuguesa, ligando criadores, indústria e território com uma visão de inovação e sustentabilidade. Acreditamos no poder da moda como força económica e cultural, capaz de projetar Portugal para o mundo”, afirma Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.
O Museu do Carro Eléctrico, no Porto, será o principal hub do evento, acolhendo desfiles, ativações de marca, exposição de startups e encontros profissionais. Mas o Portugal Fashion Experience 2025 vai além do seu epicentro urbano, levando a moda portuguesa a novos palcos e integrando-a com experiências gastronómicas, culturais e industriais, sempre com uma abordagem sustentável e orientada para a inovação. Esperam-se ações em locais como o Douro, Famalicão, Matosinhos e Gondomar.
Para além dos desfiles, durante a semana, irá realizar o Portugal Fashion Summit, um espaço de reflexão e partilha onde se cruzam designers, investidores, jornalistas, marcas e startups, trazendo a inovação tecnológica para o ecossistema e promovendo o diálogo sobre o futuro da moda e o seu impacto na economia criativa.
Os nomes que vão desfilar no Portugal Fashion
Ao longo da semana, o Portugal Fashion Experience 2025 contará também com a apresentação de nomes incontornáveis da moda nacional como Miguel Vieira, David Catalán, Pé de Chumbo, Davii, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Maria Gambina, Susana Bettencourt, Nopin e Achor, além de momentos especiais com Marques’Almeida, com uma apresentação no Douro, e Ernest W. Baker, que marcará presença com uma apresentação exclusiva. O município de Gondomar contará com três momentos especiais, cruzando a tradição e o saber fazer da joalharia com a inovação e a capacidade de transferir conhecimento, bem como o storytelling de colaboração com marcas internacionais, cruzados com a indústria da moda e do design de interiores. Um desfile, uma ativação de marca e um almoço experiencial em Gondomar compõem a agenda desta colaboração.
A edição deste ano volta a destacar a plataforma CANEX, com a presença de 10 designers africanos, numa parceria estratégica que reforça o diálogo entre África e Europa em torno da criatividade. Pela primeira vez, o Portugal Fashion conta também com uma colaboração com a Arábia Saudita, através da participação de três designers selecionados, num movimento que reforça o posicionamento internacional do evento enquanto palco de intercâmbio cultural e criativo.
BLOOM: o futuro da moda portuguesa
Uma das iniciativas de destaque desta edição é o BLOOM Incubator, programa dedicado a apoiar marcas emergentes com identidade criativa forte, visão autoral clara e ambição de crescimento nacional e internacional. Este programa oferece apoio logístico, mentoria especializada, residências criativas, parcerias com a indústria têxtil e oportunidades de apresentação nacional e internacional.
Neste percurso de afirmação de novas vozes da moda portuguesa, destaca-se também a edição 2025 do Concurso BLOOM PWD by Salsa Jeans, uma iniciativa que se afirma como território fértil para a experimentação estética, a emergência de narrativas autorais e a construção de novas gramáticas para o vestuário contemporâneo. Com um júri internacional de prestígio e um modelo de apresentação no contexto do Portugal Fashion, o concurso vai além da visibilidade: propõe-se a converter talento em estrutura, oferecendo estágios, mentorias, apoio técnico e jurídico, formação executiva e assessoria de imprensa. O designer vencedor será distinguido com um prémio pecuniário, estágio remunerado na Salsa Jeans e uma pós-graduação em Fashion Management na Católica Porto Business School. Já a menção honrosa garantirá uma residência criativa de três meses, mentoria e apoio técnico, sublinhando o compromisso contínuo do Bloom com a valorização do gesto autoral.
O BLOOM realiza-se na antiga fábrica conserveira Vasco da Gama, em Matosinhos, espaço cedido com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design.