[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Prolongue a vida do seu biquíni com estas dicas

Sofia Dezoito revela como deve cuidar e guardar a roupa de praia durante e após o verão

Compra um biquíni ou fato de banho novo todos os verões? Talvez esteja a cuidar e a guardar mal a sua roupa de praia. Feito de sal, sol, cloro e areia, o verão deixa marcas, não só na pele, mas também nos tecidos. Os fatos de banho e biquínis, apesar de leves, precisam de cuidados específicos para manterem a cor, elasticidade e forma. 

Sofia Dezoito, Consultora de Imagem Funcional, revela algumas rotinas simples para conseguir prolongar a vida da sua roupa de praia, poupar dinheiro e contribuir para um consumo mais consciente.

Sofia Dezoito, Consultora de Imagem Funcional

“As suas peças de verão não são descartáveis. Com um pouco de dedicação, conseguirá fazer com que o biquíni favorito dure várias temporadas — mantendo a cor, o formato e a mesma confiança que sente ao usá-lo”, afirma Sofia Dezoito, Consultora de Imagem Funcional

LAVE SEMPRE APÓS CADA USO

Mesmo que não tenha entrado no mar ou na piscina, o suor, protetor solar e a própria transpiração alteram a fibra do tecido. O primeiro passo para preservar a sua peça, segundo Sofia Dezoito, é lavar sempre após o uso.

Faça desta forma:

  1. Passe a peça por água fria corrente logo após a utilização. Pode aproveitar o banho de final de dia para lavar o biquíni ou fato de banho diretamente no chuveiro;
  2. Se possível, deixe-a de molho por alguns minutos numa bacia com água fria e uma colher de sopa de vinagre branco, de sidra ou de limpeza (ajuda a neutralizar o cloro);
  3. Use sabão neutro ou de côco, evitando detergentes agressivos ou amaciadores;
  4. Nunca esfregue com força — basta pressionar delicadamente.

Evite sempre:

  • Lavar à máquina (mesmo com saco de rede, o tambor e a centrifugação são agressivos);
  • Usar água quente, que pode danificar a elasticidade;
  • Deixar a peça muito tempo molhada e enrolada numa toalha ou saco.

SEQUE CORRETAMENTE

O calor solar intenso e a radiação UV “desbotam a cor e ressecam a fibra elástica (elastano, lycra, poliamida)”. Por esse motivo, não é recomendável secar debaixo do sol direto.

Posto isto, deve secar à sombra, ao ar livre e na horizontal (em cima de uma toalha, por exemplo). “Evite pendurar pelas alças: com o tempo podem deformar”, explica a especialista.

ATENÇÃO AO PROTETOR SOLAR

Alguns protetores (especialmente os de longa duração e à prova de água) podem manchar ou deteriorar o tecido com o tempo, deixando zonas mais claras ou amareladas.

Para dar a volta à situação, pode aplicar o protetor antes de vestir o biquíni/fato de banho e deixar absorver completamente antes de entrar na água ou vestir a peça.

COMO GUARDAR NO FINAL DA ESTAÇÃO

Guardar bem é tão importante quanto lavar bem. Muitas vezes, os danos acontecem fora da época de uso, durante o armazenamento.

Passos para conservar:

  1. Lavar bem antes de guardar.
  2. Garantir que a peça está totalmente seca antes de arrumar — a humidade cria bolores invisíveis.
  3. Guardar num saco de algodão ou tule, nunca em plástico fechado.
  4. Evitar dobras vincadas durante meses: enrolar suavemente.

Onde guardar?

Numa gaveta ou caixa respirável, longe da luz e da humidade. Se tiver espaço, reserve um compartimento próprio para swimwear na transição da estação.

CUIDADOS SUSTENTÁVEIS = PEÇAS MAIS DURADOURAS

Prolongar a vida das suas peças não é só uma questão de estilo, mas também de sustentabilidade. “Sabia que a maioria dos fatos de banho é feita com fibras sintéticas (como poliamida e elastano), que libertam microplásticos? Se lavarmos menos e melhor, também reduziremos esse impacto”, explica Sofia.

Dicas mais sustentáveis

  • Lavar com menos frequência se não estiver sujo (por exemplo, só ter estado ao sol).
  • Usar sacos de lavagem específicos para capturar microplásticos (como o Guppyfriend Bag).
  • Optar por marcas que produzem com tecidos reciclados (econyl, por exemplo).

E SE A PEÇA JÁ NÃO ESTIVER PERFEITA?

Se a sua peça favorita está com elástico frouxo, costuras soltas ou forro gasto — mas continua a servir bem — avalie a possibilidade de a mandar arranjar. “Muitas costureiras especializadas em lingerie também trabalham com swimwear e conseguem revitalizar peças com valor emocional ou estético”.

Veja mais em Moda

PUB


LuxWOMAN