[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Aloe vera

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Aloe vera.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Aloe vera.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

O que é?

A planta aloe vera é uma planta medicinal, utilizada há cerca de 6.000 anos, pelas suas propriedades terapêuticas, reparadoras e hidratantes. Esta planta milenar, da família Liliaceae, é capaz de acumular e reservar grandes quantidades de água nas suas folhas carnudas que podem alcançar os 30 a 50 cm de comprimento. O gel presente na planta de aloé vera é cerca de 99% de água e 1% de substâncias. Este gel viscoso e transparente apresenta mais de 200 compostos, em que mais de 75 são compostos ativos como vitaminas, enzimas, minerais, polissacarídeos, saponinas, aminoácidos e proteínas. Esta propriedade de reserva de água e compostos permite que a planta aloe vera sobreviva vários meses sem chuva e em ambientes mais secos. O gel extraído das folhas e os extratos da planta aloe vera são reconhecidos cientificamente pelas suas propriedades medicinais, tais como hidratação, reparação, ação antioxidante, anti-inflamatória e calmante e são largamente utilizados pela medicina, indústria farmacêutica e produtos cosméticos.

Para que serve?

A grande complexidade de bioativos presentes nas folhas de aloe vera leva a uma panóplia de características intrínsecas e de indicações deste ingrediente cosmético largamente utilizado na indústria.

A aloe vera é utilizada há milhares de anos devido às suas propriedades regeneradoras. Vários estudos científicos demonstraram que a aplicação do gel de aloe vera diminui a quantidade de dias que a pele necessita para regenerar após uma queimadura. As suas propriedades reparadoras e cicatrizantes, tornam a aloe vera um ativo interessante para indicar em situações de queimaduras e de eritema solar provocado por uma exposição solar prolongada e sem proteção. Para além de ajudar na regeneração cutânea, promove ainda uma ação calmante e de alívio imediato. É também responsável pela diminuição da vermelhidão da pele, devido a propriedades anti-inflamatórias derivadas dos seus vários componentes fitoquímicos. O efeito refrescante e de alívio imediato tornam a aloe vera um ativo cosmético ideal para situações de eritema, irritação cutânea e picadas de insetos.

Os produtos enriquecidos com aloe vera são reconhecidos pelas suas propriedades hidratantes. Este ativo natural apresenta uma elevada capacidade humectante, o que significa que consegue reter grandes quantidades de água na pele, diminuindo a desidratação, sensação de repuxamento e o desconforto. Este elevado poder de hidratação é capaz de repor as reservas de água nas camadas mais superficiais da pele e de manter a saúde e integridade da nossa barreira cutânea.

A grande quantidade de bioativos, como vitamina C e E, são responsáveis pela ação antioxidante da aloe vera, o que leva à diminuição do stress oxidativo provocado pelos radicais livres e do fotoenvelhecimento prematuro. Ajuda a reduzir a aparência e o desenvolvimento de sinais de envelhecimento.

Como se aplica?

Atualmente, é possível encontrar aloe vera em vários tipos de produtos cosméticos, como séruns, cremes de rosto e corpo, cuidados pós-solares, champôs, condicionadores, máscaras capilares e de rosto e ainda cuidados reparadores e anti-prurido. Os produtos cosméticos com aloe vera podem ser indicados em todos os tipos de pele e podem ser incorporados na rotina da manhã e noite, dependendo da indicação do produto em questão.

A partir de que idade se pode usar?

A aloe vera é utilizada há milhares de anos para várias finalidades, sendo uma delas a capacidade de hidratar e de prevenir a desidratação, secura e descamação cutânea. A hidratação promovida pela aloe vera está indicada para qualquer tipo de pele, mesmo a pele mais oleosa, pois não deixa um efeito pesado nem comedogénico na pele.

É um ingrediente de origem natural que é extremamente bem tolerado por qualquer tipo de pele e em qualquer idade. Atualmente, já existem cuidados cosméticos enriquecidos com aloe vera que estão indicados para garantir que a pele dos mais pequenos se mantenha saudável, sem irritações e hidratada. É essencial ter em consideração que podem existir situações de alergia à aloe vera e que pode provocar dermatites de contacto com a sua aplicação tópica, que se manifestam com vermelhidão, prurido e sensação de queimadura na pele. É fulcral, principalmente para as idades mais jovens, termos em consideração que estes produtos cosméticos devem ser aconselhados por profissionais de saúde, como pediatras e farmacêuticos.

Veja mais em Beleza

PUB