[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Astaxantina

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Astaxantina .

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Astaxantina.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

O que é?

A astaxantina é um pigmento carotenoide, um composto natural com pigmentação avermelhada ou alaranjada, que é sintetizada por algumas microalgas, como a Haematococcus pluvialis, e por alguns tipos de leveduras. Esta substância é incorporada por animais marinhos que se alimentam dessas algas, como peixes e crustáceos (camarões, lagostas e salmões), conferindo-lhes uma cor rosada.

Este ativo possui uma estrutura única que assegura uma poderosa ação antioxidante, muito superior a outros antioxidantes comuns, como a vitamina C e a vitamina E. Desta forma tem-se destacado no mercado da saúde e da beleza, tanto na indústria cosmética como nos suplementos orais.

Para que serve?

De forma a manter o DNA intacto, a astaxantina é produzida em condições de stress, funcionando assim como um mecanismo de defesa. É um potente antioxidante natural com uma potência superior a muitos outros antioxidantes tradicionais.

Estudos científicos demonstraram que a astaxantina é cerca de 6000 vezes mais potente que a vitamina C na neutralização de radicais livres. É diferente de outros antioxidantes, uma vez que não se torna pró-oxidante, garantindo uma proteção contínua.

Um dos efeitos distintos e marcantes da astaxantina é a sua capacidade de proteger a pele da radiação UV, auxiliando na manutenção das membranas celulares após uma exposição à radiação solar.

A sua natureza lipídica permite neutralizar os radicais livres e limitar os efeitos oxidativos. Assim, é capaz de neutralizar a reatividade dos raios UV e proteger o material genético.

Ao combater as moléculas instáveis que danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento, a astaxantina consegue prevenir o fotoenvelhecimento precoce, preservando a estrutura e a elasticidade da pele e reduzindo o aparecimento de rugas, manchas e flacidez.

Funciona como uma barreira natural que ajuda a prevenir queimaduras solares e reduz o risco de cancro cutâneo.

Ainda, apresenta uma ação anti-inflamatória e hidratante que ajudam a acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e a manter a pele hidratada e saudável.

Como se aplica?

A astaxantina é cada vez mais usada na formulação de produtos cosméticos, como séruns e cremes, para promover uma proteção antioxidante. Deve ser incorporada na rotina da manhã e da noite. No entanto, o seu uso é mais benéfico na rotina da manhã, pois é cada vez mais incorporada na formulação de protetores solares, graças à sua ação contra os radicais livres e stress oxidativo potenciado pelos raios UV. É recomendada para todos os tipos de pele e, para além de existir no mercado sob a forma de produtos tópicos, também existe sob a forma de suplementos orais, para melhorar o sistema imunológico e a saúde no geral.

A partir de que idade se pode usar?

Este ativo confere uma verdadeira proteção integral às células e é um antioxidante extremamente versátil, que proporciona diversos benefícios para a pele.

É um ativo promissor e valioso para quem procura alternativas naturais e eficazes com ação antienvelhecimento, com o objetivo de prevenir o fotoenvelhecimento prematuro.

Ideal como solução na prevenção dos danos cutâneos decorrentes da exposição solar, portanto para quem procura uma proteção solar eficaz e segura.

Um ativo de origem natural disruptivo na indústria cosmética, que assegura uma distinta segurança e eficácia no combate aos danos celulares.

Veja mais em Beleza

PUB