“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica semanal que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana #9 falamos-lhe do Bakuchiol.
Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar o Bakuchiol.
Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética
O que é?
O bakuchiol é um ingrediente de origem natural derivado das sementes e folhas da Psoralea corylifolia. A notoriedade do bakuchiol na indústria cosmética tem aumentado nos últimos anos. No entanto, este composto já é utilizado há centenas de anos na medicina tradicional chinesa e indiana pelas suas propriedades curativas, calmantes e antimicrobianas. A procura de ativos cosméticos que sejam “clean for the skin” e “clean for the planet” é cada vez mais uma tendência e uma necessidade. E o bakuchiol enquadra-se na cosmetologia ecológica com evidências laboratoriais preliminares, contudo muito promissoras.
Para que serve?
Este derivado da Psoralea corylifolia é muitas vezes apresentado como um análogo funcional do retinol pela forma significativa como promove uma melhor aparência da pele e diminui os sinais de fotoenvelhecimento.
O bakuchiol tem uma estrutura química diferente do retinol, porém, a sua capacidade de estimular a renovação celular, de promover a síntese de colagénio e de diminuir a degradação das fibras dérmicas, faz com que estes dois ativos sejam comparáveis. As ações enunciadas relativamente ao bakuchiol traduzem-se numa alternativa extremamente interessante, que leva à diminuição da aparência de rugas e linhas de expressão e ainda à devolução de firmeza na pele. Alguns estudos revelam ainda que o bakuchiol interfere com o processo de melanogénese e produção de pigmento, diminuindo a intensidade das manchas e uniformizando a tez da pele. Todas estas funções são “retinóide-like”.
Este tem algumas vantagens associadas, como a sua ação antioxidante, anti-inflamatória e calmante, apresentando um melhor perfil de tolerância. Num estudo clínico duplamente cego com 44 pessoas em 2018, foi comparada a ação de 0.5% de bakuchiol e 0.5% de retinol, em que os resultados na diminuição dos sinais de fotoenvelhecimento foram semelhantes, no entanto, o bakuchiol apresentou um melhor perfil de tolerância, não desenvolvendo efeitos adversos como descamação, vermelhidão, irritação e prurido (efeitos que estão muitas vezes associados ao uso do retinol).
Como se aplica?
O bakuchiol pode ser uma boa adição à rotina de pele que tem como objetivo diminuir os danos provocados pelo fotoenvelhecimento e exposição solar ao longo dos anos. Para além da sua ação calmante e anti-inflamatória, o bakuchiol tem ainda uma forte capacidade antioxidante, que leva à diminuição do stress oxidativo, sendo uma grande mais-valia em qualquer rotina de pele. O bakuchiol pode ser integrado na rotina da manhã ou da noite, consoante as necessidades específicas do consumidor. Ao contrário do retinol, é seguro de utilizar na rotina da manhã pois é um ingrediente fotoestável e não provoca sensibilidade cutânea com a exposição solar. Podemos encontrar este ativo em produtos cosméticos como tónico, sérum ou creme. Importante ressalvar que a exposição solar acelera, de forma significativa, o envelhecimento prematuro. Por isso, devemos sempre associar o uso de bakuchiol a um protetor solar adequado, de forma a termos uma dupla abordagem na prevenção do fotoenvelhecimento.
A partir de que idade se pode usar?
A magia cosmética associada ao bakuchiol está no facto de que é um ingrediente indicado para todos os tipos de pele. O bakuchiol é uma alternativa mais gentil ao retinol, a partir dos 30 anos, para a melhoria da aparência das rugas e rídulas, uniformização da tez e ainda para o aumento da firmeza cutânea. Atualmente, o bakuchiol não tem qualquer advertência no uso durante a gravidez e lactação. Contudo, é um ativo cosmético relativamente recente e necessita de mais estudos clínicos e informação, não apenas para comprovar a sua ação análoga aos retinóides, como também para comprovar a sua segurança com uma utilização a longo prazo.
3 Produtos com Bakuchiol
1. Sérum NIVEA Cellular Expert Lift, NIVEA, preço sob consulta
2. Rejuvenating Night Serum, Sazorea, €95
3. Bakuchiol by Laura Var, Laura var, €55