[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Calamina

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Calamina.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Calamina.

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

Cláudia Abreu de Almeida, Farmacêutica & Especialista em dermocosmética

O que é?

A calamina é um ingrediente utilizado em produtos cosméticos indicados para aliviar a comichão e irritação na pele. Este ingrediente antiprurido é um conjunto de óxido de zinco com óxido de ferro, que lhe dá uma cor rosa. A calamina tem a capacidade de aliviar o prurido e o desconforto de uma forma segura e eficaz. É um ingrediente largamente reconhecido pelas suas propriedades antipruriginosas, calmantes, suavizantes e refrescantes.

Para que serve?

Os produtos enriquecidos com calamina são indicados para aliviar a pele sensível e irritada de prurido, irritação e vermelhidão, especialmente em situações menores. O prurido é uma consequência de uma agressão, que pode ser externa ou interna, e que leva ao “ato de coçar” por parte do indivíduo. Este ato, se muito frequente e realizado de forma agressiva, pode levar a uma alteração da barreira da pele e ao desenvolvimento de fissuras, feridas e, em casos mais severos, infeções. A utilização de um cuidado calmante antiprurido é essencial para diminuir o prurido, desconforto e para diminuir as alterações da barreira cutânea que decorrem com o “ato de coçar”.

Produtos com calamina devem ser utilizados em situações de prurido, que podem estar associados a picadas de inseto, plantas irritativas, doenças endócrinas, urticária, reações inflamatórias, gravidez, parasitas, oncologia, queimaduras, dermatite seborreica, entre muitos outros exemplos.

Como se aplica?

Sendo a calamina um ingrediente antipruriginoso, deve ser utilizado em situações em que o prurido esteja presente. O objetivo é ter uma ação rápida e eficaz para diminuir a comichão e o desconforto associado. Cuidados cosméticos com calamina devem ser aplicados na zona da pele com o sintoma, de forma a aliviar o prurido e podem ser utilizados em qualquer altura do dia e sempre que for necessário ter uma ação de alívio rápido do prurido. Atualmente, já existem produtos no mercado com várias texturas, desde creme, gel e mesmo cuidados localizados, para que cada indivíduo possa utilizar o cuidado mais indicado para o seu caso em particular. De ter em atenção de que devemos garantir que a pele se encontra íntegra e sem feridas ao aplicar o produto com calamina.

Produtos cosméticos com calamina são bastante seguros e com uma elevada tolerabilidade. Situações de alergia e irritação com a utilização de produtos com calamina são incomuns. Contudo, temos de ter em consideração que podem provocar sintomas como vermelhidão, descamação, bolhas e edema. Nestas situações, devemos interromper a utilização do produto cosmético.

A partir de que idade se pode usar?

Devido à sua elevada tolerância, segurança e eficácia reconhecida na ação antiprurido, a calamina pode ser indicada em qualquer idade, mesmo nos mais pequenos. A procura por cuidados com calamina é vasta, mesmo para os bebés e crianças, e a escolha deve também ser assegurada por um profissional de saúde, de forma a garantir que toda a formulação do produto cosmético é segura e indicada para os bebés e crianças.

Veja mais em Beleza

PUB