[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Centella asiática

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Centella asiática.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Centella asiática.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

O que é?

A Centella asiática é uma planta medicinal com diversos benefícios para a saúde, especialmente para a pele. Também conhecida como erva-tigre, uma vez que os tigres colocavam a Centella asiática nas feridas para promover a cicatrização e comiam as folhas desta planta para ganhar força e resistência (dita a lenda). Há séculos que é usada na medicina tradicional na Índia, Sri Lanka e países do Sudeste Asiático pelas suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. É um ingrediente popular na cosmética coreana (k-beauty) e, atualmente, tem vindo a ganhar destaque na indústria cosmética do Ocidente. A Centella asiatica é rica em compostos bioativos, como triterpenos, asiaticosídeo, ácido asiático e ácido madecássico, reconhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes e estimulantes do colagénio.

Para que serve?

A Centella asiatica apresenta uma composição química rica e variada que permite complementar e potenciar poderosos efeitos no rejuvenescimento e na cicatrização da pele, e ter uma ação anti-inflamatória e antioxidante.

Os triterpenos e os asiaticosídeos presentes na planta são responsáveis por promover o metabolismo celular e estimular a síntese de colagénio, uma proteína estrutural essencial para a regeneração da pele. Desta forma, promovem uma cicatrização e regeneração dos tecidos e, ainda, potenciam a firmeza e elasticidade da pele. Já o ácido asiático e o ácido madecássico, poderosos antioxidantes, têm a capacidade de neutralizar radicais livres e combater o stress oxidativo, contribuindo para a prevenção do envelhecimento celular e para a manutenção de uma pele com aparência jovem e saudável.

Para além disso, os compostos bioativos da Centella asiática possuem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a vermelhidão e a inflamação na pele, e melhoram a circulação sanguínea, promovendo uma nutrição adequada às células e uma remoção mais eficaz das toxinas, traduzindo-se numa aparência mais fresca e revitalizada, além de ajudar a reduzir papos e olheiras.

Como se aplica?

A Centella asiática é amplamente utilizada na fitoterapia e na indústria cosmética. Os seus inúmeros benefícios terapêuticos e cosméticos permitem otimizar a regeneração celular e fortalecer a pele. É um ingrediente cada vez mais famoso em cuidados de pele, como séruns, cremes, loções e máscaras faciais.

Os séruns são ótimos tratamentos intensivos de hidratação e cicatrização da pele. São cuidados facilmente absorvidos para serem usados antes do creme. Os cremes com este ativo potenciam a hidratação, reparam, reforçam a barreira cutânea e, ainda, podem complementar uma ação contra os sinais de envelhecimento. Estes cuidados de pele são uma adição valiosa para a rotina da manhã e da noite. Já as máscaras são excelentes opções para acalmar e revitalizar a pele, uma a duas vezes por semana.

Incorporar este ativo na rotina de pele e utilizá-lo com consistência potencia a hidratação, proteção e reparação da pele. É recomendado para todo o tipo de pele, mesmo a mais sensível, sendo o aliado perfeito para uma pele fragilizada.

A partir de que idade se pode usar?

A Centella asiática é um verdadeiro “tesouro” da natureza, especialmente no que concerne à pele. Permite acelerar a cicatrização, sendo uma opção natural, segura e eficaz para lesões cutâneas, como feridas, cicatrizes, queimaduras e úlceras. As suas propriedades anti-inflamatórias tornam o seu uso relevante para condições de pele com componente inflamatória, como acne, eczema e psoríase, e para pele sensível ou suscetível a irritações. Protege também dos danos oxidativos, sendo um excelente complemento para quem procura uma ação antienvelhecimento preventiva e corretiva.

Uma alternativa natural que oferece proteção e repara a pele fragilizada. Um ativo estrela que restaura e mantém a saúde e o equilíbrio cutâneo, favorecendo uma pele hidratada, protegida e reparada.

Veja mais em Beleza

PUB