“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Glicerina.
Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Glicerina.
Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética
O que é?
A glicerina, também conhecida como glicerol, é um composto químico natural derivado de óleos vegetais ou gorduras animais, mas também pode ser sintetizada artificialmente. É um composto orgânico de estrutura simples, classificado como um álcool trihidroxilado (ou poliol), que apresenta características físico-químicas interessantes e únicas.
É um líquido viscoso, incolor, transparente e inodoro, com propriedades higroscópicas significativas. Essa característica faz da glicerina um excelente ativo hidratante. É altamente solúvel em água e álcool, mas insolúvel em óleos e é quimicamente estável, segura e biodegradável. Apresenta um aspeto levemente pegajoso ao toque, portanto é necessário formular os produtos de forma criteriosa para manter a agradabilidade cosmética.
Desta forma, a glicerina é um ingrediente extremamente popular e amplamente utilizado em diversas indústrias, nomeadamente a cosmética, alimentar, farmacêutica e química. Na dermocosmética destaca-se pelo seu papel na hidratação e proteção da pele.
Para que serve?
As características da glicerina conferem inúmeros benefícios à pele. Pode ser utilizada como humectante, lubrificante, solvente ou conservante. Apesar da sua versatilidade, a sua importância e notoriedade na indústria cosmética deve-se à sua poderosa ação hidratante, atuando como humectante. Evidencia-se pela sua notável capacidade higroscópica, ou seja, por ser capaz de atrair e reter grandes quantidades de água na pele. Desta forma, promove uma hidratação profunda e contribui para uma pele macia, hidratada, saudável e protegida contra o ressecamento.
Outra particularidade que a coloca neste lugar de destaque, é o facto de cumprir a regra dos 500 Dalton (Da). De forma geral, qualquer ativo com um peso molecular igual ou inferior a 500 Da consegue atravessar a barreira cutânea e penetrar na pele. A glicerina apresenta um peso molecular de 92 Da, portanto é absorvida em profundidade.
Ao contribuir para uma pele hidratada, também fortalece a barreira cutânea, aumentando a sua resistência contra os fatores externos e irritações. Assim, consegue acalmar a pele e ajudar a reduzir a sensação de queimadura e desconforto.
Pode, ainda, atuar como lubrificante, dada a sua viscosidade, solvente para muitas substâncias ou conservante, uma vez que preserva a humidade dos produtos, prolongando a vida útil de alimentos, cosméticos e outros produtos.
Como se aplica?
A glicerina é um ativo extremamente seguro e leve, indicado para todos os tipos de pele, mesmo a mais sensível. Deve ser adicionado à rotina da manhã e da noite. Incorporar este ingrediente na rotina diária pode transformar a saúde e a aparência da pele.
No mercado cosmético existem múltiplos produtos hidratantes ricos em glicerina, sob a forma de cremes, loções, géis, máscaras, sprays e sabonetes. Todos eles com a ambição de promover uma hidratação intensa e duradoura.
As concentrações de glicerina variam de acordo com o tipo de produto, tipo de pele e o objetivo específico. Por norma, em cremes, loções e géis encontramos formulações com 1-5% de glicerina, que proporciona uma hidratação sem deixar a pele pegajosa, ideal para pele sensível ou oleosa. Para pele seca ou muito seca, as concentrações de glicerina podem aumentar, até cerca de 40%, e pode estar combinada com ativos nutritivos em bálsamos ou pomadas. Quanto maior o teor em glicerina maior será a sensação pegajosa na pele.
A glicerina tem a capacidade de melhorar a ação de outros ativos, portanto, geralmente, aparece nas formulações combinada com ativos distintos. Apesar de ser um ativo seguro, devemos optar sempre por diluir a glicerina pura antes de aplicá-la diretamente na pele, pois em altas concentrações pode causar irritação.
A partir de que idade se pode usar?
A hidratação é transversal a todos os tipos de pele e idades. É fundamental fornecermos a dose adequada de água diariamente. Neste sentido, a glicerina é um verdadeiro aliado para todas as pessoas e todos os tipos de pele. Sem dúvida, o melhor amigo para uma pele desidratada!
É um recurso indispensável para quem procura uma pele bem-cuidada. Restabelece e mantem os níveis de hidratação cutâneos, proporcionando uma pele saudável, protegida, suave e resistente.