[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que ingrediente é este? Inulina

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Inulina.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Inulina.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

O que é?

A indústria cosmética tem-se focado no microbioma da pele, ou seja, no conjunto da informação genética dos microrganismos que habitam a nossa pele e ajudam a manter a saúde cutânea. Caminhamos no sentido de abordagens cada vez mais sustentáveis e personalizadas, respeitando a biodiversidade cutânea.

A inulina é uma fibra solúvel e 100% de origem natural, presente em diversas plantas como chicória, alcachofra e agave. Consiste num polissacarídeo que serve de alimento para as bactérias benéficas presentes na pele. Desta forma, é classificada como um prebiótico e é reconhecida pelas suas propriedades funcionais e benefícios para saúde cutânea.

Para que serve?

A inulina é um prebiótico natural e, como tal, funciona como o substrato energético para as bactérias saprófitas (positivas) e estimula o seu crescimento e metabolismo. Isto acontece porque apenas as bactérias benéficas conseguem assimilar a inulina devido à presença da inulinase. Desta forma, este ativo ajuda a preservar o microbioma da pele, promovendo um ambiente equilibrado e resistente a agressões externas. Contribui consideravelmente para o fortalecimento da barreira cutânea, reduz inflamações e acalma irritações. Esta função prebiótica proporciona uma ação calmante, anti-inflamatória e reduz a sensibilidade da pele.

A inulina possui também uma elevada capacidade de retenção de água, potenciando a hidratação da pele.

Como se aplica?

A inulina é amplamente utilizada na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.

No que concerne à indústria cosmética, é cada vez mais incluída nas formulações de hidratantes faciais e corporais, loções, séruns, máscaras e produtos de higiene, devido às suas propriedades hidratantes, suavizantes e de proteção cutânea. Incorporar produtos com inulina à sua rotina pode ser o primeiro passo para uma pele mais saudável e protegida. Um ativo valioso que deve ser adicionado à rotina da manhã e da noite. Recomendado para todos os tipos de pele, mesmo a mais sensível e reativa.

A partir de que idade se pode usar?

Cuidar do microbioma é vital para uma pele saudável e resistente, como tal, este ativo é indicado para todos os tipos de pele. A sua ação prebiótica permite reequilibrar e fortalecer a barreira do microbioma e diminuir a reatividade da pele sensível, sendo um excelente aliado para uma pele fragilizada, reativa ou outras situações cutâneas. Um ingrediente indispensável para quem procura uma rotina de cuidados eficaz e consciente.

Este ativo destaca-se como uma opção versátil e funcional, com aplicações que vão desde a promoção da saúde cutânea até à melhoria das características sensoriais das formulações cosméticas.

Veja mais em Beleza

PUB