“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe do Óleo de Illipe
Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se incorpora na rotina de pele e a partir de que idade se pode usar o Óleo de Illipe.
Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética
O que é?
O óleo de Illipe é um ingrediente natural extraído das sementes da árvore Shorea stenoptera, nativa das florestas tropicais de Bornéu. Apresenta uma composição rica em ácidos gordos essenciais, como o ácido oleico, palmítico, esteárico e linoleico, que tornam este óleo extremamente nutritivo e eficaz na restauração da barreira cutânea. A sua textura é rica e cremosa, sendo semelhante à manteiga de karité, derretendo facilmente ao entrar em contato com a pele, porém tem um ponto de fusão mais alto, o que lhe confere uma textura firme e estável, ideal para formulações cosméticas. Apresenta também uma boa resistência à oxidação, o que prolonga a sua durabilidade e eficácia nos produtos cosméticos. Este ativo natural é amplamente reconhecido pelas suas propriedades hidratantes, nutritivas e regenerativas, tornando-se um aliado valioso nos cuidados com a pele.
Para que serve?
Tem a capacidade de reter água na pele, pelo que promove uma hidratação profunda e intensa da pele, prevenindo a secura e descamação. A sua riqueza em compostos altamente nutritivos contribui para uma nutrição extra, excelente para uma pele seca ou com tendência a dermatite atópica, e para uma renovação celular adequada, auxiliando na cicatrização e reparação da barreira cutânea.
A sua composição contempla uma série de antioxidantes capazes de combater o stress oxidativo e, consequentemente, prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro, reduzindo os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. É um ativo que ajuda a manter a firmeza e elasticidade da pele, sendo um excelente ingrediente em cuidados antienvelhecimento. Este ingrediente tão versátil, ainda apresenta uma ação calmante, sendo capaz de acalmar irritações, o que o torna ideal para uma pele sensível.
Como incorporar na rotina de pele?
O óleo de Illipe pode ser incorporado a diversos produtos cosméticos, como loções, manteigas corporais, bálsamos e cremes. Pode ser utilizado puro sobre a pele ou misturado com outros óleos e manteigas para potencializar os seus efeitos. Os cuidados enriquecidos em óleo de Illipe podem ser utilizados na rotina da manhã e da noite, para promover uma pele hidratada, nutrida e regenerada.
O seu perfil altamente nutritivo e emoliente e com a capacidade de formar uma barreira protetora, torna-o um ativo-estrela para uma pele seca ou para patologias cutâneas, como dermatite atópica. Pode também ser incorporado numa rotina de pele madura, para quem procura prevenir o envelhecimento cutâneo, ou até mesmo numa rotina de pele sensível, devido às suas propriedades calmantes e apaziguantes.
A partir de que idade se pode usar?
O óleo de Illipe é um ingrediente altamente nutritivo e eficaz para a saúde da pele. É uma excelente escolha para quem procura manter a pele saudável, nutrida, protegida e rejuvenescida. Um verdadeiro boost de nutrientes que pode ser crucial na rotina de cuidados para uma pele seca e sensível, podendo ser indicado desde o nascimento. Um ativo natural que conjuga a nutrição e proteção necessária para reestabelecer o equilíbrio da sua pele!