[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Que Ingrediente é este? Piroctona Olamina

“Que Ingrediente é este?” é uma rubrica que tem como propósito abordar os vários princípios ativos que encontramos nos produtos de beleza. Esta semana falamos-lhe da Piroctona Olamina.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética, explica-nos o que é, para que serve, como se aplica e a partir de que idade se pode usar a Piroctona Olamina.

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

Inês Araújo Dinis, Farmacêutica e Especialista em dermocosmética

O que é?

A piroctona olamina é um ativo reconhecido pela sua eficácia e segurança no tratamento de patologias cutâneas, como dermatite seborreica e infeções fúngicas associadas. É um composto orgânico derivado da piridina com propriedades antimicrobianas e calmantes. Originalmente é um ingrediente encontrado em produtos capilares com ação anticaspa, no entanto tem ganho destaque também no âmbito dos cuidados para a pele, uma vez que purifica e impacta positivamente a saúde da pele.

Para que serve?

A Piroctona Olamina apresenta propriedades antimicrobianas, antifúngicas, purificantes e calmantes. Este ingrediente é capaz de interferir com o metabolismo de fungos e bactérias, inibindo a produção de energia e de outros processos metabólicos essenciais para a sobrevivência dos microorganismos. Esta característica antimicrobiana é particularmente eficaz contra um fungo, a Malassezia furfur, que prolifera em ambientes oleosos e é uma das principais responsáveis pela dermatite seborreica no rosto e couro cabeludo. Purifica através de dois mecanismos, a sua ação antimicrobiana e seborreguladora (controla a produção de sebo), e associa estas ações a um efeito calmante, que contribui para uma sensação de frescura e conforto.

É um ativo estrela que reequilibra o microbioma do couro cabeludo e da pele. Desta forma, contribui para a redução dos sintomas associados à dermatite seborreica, como descamação, prurido e excesso de oleosidade.

Como se aplica?

Podemos incorporar este ativo na rotina de cuidados de pele de várias formas, como cremes, loções e espumas de limpeza. Por norma, aparece nas formulações combinada com outros ingredientes calmantes e hidratantes para potenciar os seus efeitos, combater a proliferação de fungos e controlar a oleosidade. Este ativo pode pertencer a formulações de cuidados de uso diário ou cuidados de tratamento (anticaspa ou dermatite seborreica – uma ou duas vezes por semana). A Piroctona Olamina apresenta uma elevada segurança e tolerabilidade, por isso está indicada em todo o tipo de pele e couro cabeludo, até mesmo para pele sensível. Em produtos capilares, é frequentemente usada em concentrações que variam de 0,1% a 1%, que garante uma eficácia sem causar irritação. No entanto, o seu uso em excesso pode levar ao ressecamento e à sensibilidade cutânea. Desta forma, o aconselhamento por parte de um profissional de saúde é essencial para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.

A partir de que idade se pode usar?

A piroctona olamina é uma aliada poderosa no combate à dermatite seborreica e à caspa, devido à sua ação eficaz e segura contra fungos e bactérias, especialmente contra o responsável por essas condições cutâneas, e devido à ação seborreguladora. Alivia a vermelhidão, o prurido e o desconforto. Dentro das suas propriedades antimicrobianas, a ação antifúngica destaca-se, pelo que constitui um ativo excelente em situações cutâneas com infeções fúngicas associadas. Constitui também uma opção interessante para uma pele mista a oleosa com tendência acneica, uma vez que é capaz de regular a produção de sebo e reequilibrar o microbioma. É um ativo estrela que reestabelece a saúde da pele e do couro cabeludo, promovendo um ambiente equilibrado, limpo e puro.

Veja mais em Beleza

PUB