Quando ouvimos falar de esfoliação química, é natural pensarmos imediatamente nos famosos ácidos glicólico ou salicílico. No entanto, existe uma geração mais recente de ingredientes ativos que está a conquistar o seu espaço em formulações de alta dermatologia, como o P-tiox da SkinCeuticals: os Poli-hidroxiácidos (PHA).
Sofia Borges, médica dermatologista e parceira da marca SkinCeuticalse
Sofia Borges, médica dermatologista e parceira da marca SkinCeuticals, explica o que é, para que serve, como se incorpora na rotina de pele e a partir de que idade se pode usar este ingrediente.
O que são os PHA?
Os PHA são ácidos esfoliantes químicos de segunda geração, parentes próximos dos alfa-hidroxiácidos (AHA), mas com uma estrutura molecular maior. Isto significa que penetram de forma mais lenta na pele, proporcionando uma esfoliação mais suave, com menor risco de irritação. Entre os PHA mais conhecidos estão a gluconolactona, o ácido lactobiónico e a galactose.
Para que servem?
A principal função dos PHA é promover a renovação celular, ajudando a eliminar as células danificadas da camada mais superficial da pele. Dado o seu menor potencial de irritação, podem ser utilizados em pele sensível ou sensibilizada (ex: rosácea, dermatite ou pós-procedimentos) ou para quem não tolera os AHA tradicionais.
Importante reforçar outro papel: a sinergia com outros ingredientes ativos. Neste sérum exclusivo, os PHA não atuam isoladamente. Estes estão integrados num sistema multifuncional, onde as micro-esfoliações promovidas pelos PHA facilitam o trabalho do complexo de peptídeos (que visam as linhas de expressão), ao mesmo tempo que a niacinamida reforça a barreira, e o extrato de Laminaria aporta conforto e hidratação
Como incorporar na rotina?
Os PHA podem ser usados diariamente, dependendo da concentração e da formulação. O P-tiox da SkinCeuticals, por exemplo, é uma excelente opção para introduzir este ingrediente na sua rotina de forma eficaz e segura, podendo ser utilizado tanto na rotina da manhã e/ou da noite. Durante o dia, nunca esquecer o protetor solar.
A partir de que idade se pode usar?
Podem ser introduzidos na rotina a partir dos 20-25 anos, especialmente em casos de pele baça, irregularidades na textura ou sinais iniciais de envelhecimento. São também uma excelente porta de entrada para quem quer iniciar o uso de esfoliantes químicos com menor potencial de agredir a pele.
Renovar sem Irritar
Os Poli-hidroxiácidos são uma solução segura e eficaz para promover uma pele mais luminosa, suave e resistente. Representam uma evolução na forma como tratamos a pele com respeito, inteligência e eficiência. Escolhas como o P-tiox não são apenas tendências: são o reflexo de uma dermatologia mais consciente e personalizada.