Lisboa Fashion Week anunciou hoje os eventos abertos ao público em geral
Com a missão de “oferecer à capital um evento cultural pertinente, contemporâneo e instigador de debate e pensamento crítico”, a MODALISBOA CAPITAL, que decorre de 6 a 9 de março, anunciou hoje a sua programação de entrada livre. Qualquer pessoa poderá aceder a conversas, apresentações de moda, instalações artísticas, documentários e à pop-up store.

As FAST TALKS da Lisboa Fashion Week, que marcam o início das edições da ModaLisboa, regressam ao MUDE – Museu do Design, no dia 6 de março, com uma programação focada no impacto social, cultural e ambiental da Indústria de Moda. O evento, desenhado em colaboração com a Embaixada de Itália em Lisboa no âmbito do Italian Design Day, divide-se em três momentos: um workshop com Matteo Ward (o único momento reservado a convidados); dois painéis de conferências, moderadas por Rui Maria Pêgo, e que incidem sobre os capitais cultural e social da Moda; e a projeção de dois episódios da série documental Junk, que pretendem refletir sobre as consequências da sociedade de consumo. A entrada é livre, mas o registo é obrigatório.

Com um programa conjunto desenhado para compreender os encontros contínuos entre Moda e Artes Visuais, poderá, no CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, assistir a Diálogos para futuros possíveis, com conversas intimistas entre Designers ModaLisboa e Artistas — Adriana Proganó com Diogo Mestre, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira com Marta Gonçalves, Mikhail Karikis com Lidija Kolovrat —; e à apresentação de Constança Entrudo, que leva à Sala Estúdio a coleção outono/inverno 25/26, Second Best. Os eventos acontecem no dia 7 de março, das 16h às 18h, e a entrada é livre (sujeita à lotação do espaço), mediante levantamento de bilhete no dia, na bilheteira do CAM, a partir de duas horas antes de cada sessão e com o máximo de dois bilhetes por pessoa.

O MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC regressa à Praça do Comércio com uma instalação artística que irá, de 7 a 9 de março, emitir o livestream dos desfiles do Pátio da Galé e conteúdos que assentam em valores como a preservação das técnicas artesanais, a durabilidade, a sustentabilidade e a tecnologia.

A pop-up store da MODALISBOA CAPITAL regressa ao Locke de Santa Joana já amanhã, dia 26 de fevereiro. Até 3 de março, peças dos mais jovens aos mais consagrados Designers do sistema de Moda nacional estão disponíveis num espaço que pretende promover o consumo responsável de produtos de design.