[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Ser deficiente #nãoéinsulto

Quantas vezes já chamou a alguém deficiente ou atrasado mental em jeito de insulto? A nova campanha de sensibilização da BIPP fá-la-á pensar duas vezes antes de utilizar estes termos.

Intitulada ‘#nãoéinsulto’, a campanha chama a atenção para a utilização recorrente de palavras e expressões associadas a uma conotação negativa, como deficiente ou atrasado mental.

Muitas destas palavras são utilizadas erradamente, servindo de insultos a comportamentos censuráveis do quotidiano. Assim, a campanha convida todos os portugueses a refletir sobre uma situação na qual tenham utilizado inadequadamente a palavra ‘deficiente’ e as suas derivações.

No site da campanha, encontra exemplos de personalidades e figuras públicas que já aderiram à causa. Para participar, deve escrever num cartaz ou sobre fita-cola o insulto que utilizou, e, em seguida, tirar uma fotografia com o cartaz ou a fita na boca.

Depois, deve descrever a situação que motivou o uso do termo e partilhar a imagem nas redes sociais, identificando-a com as hashtags #bipp e #nãoéinsulto. Pode também nomear dois amigos para se juntarem à iniciativa e ainda fazer um donativo no site da BIPP.

Criada em 2005, a BIPP é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que trabalha na inclusão social dos cidadãos portadores de deficiências psicológicas e motoras.

Em junho, a instituição lançou uma plataforma online que facilita o processo de doação, permitindo ao utilizador escolher o projeto para que quer contribuir.

Veja mais em Sociedade

PUB