[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

PVP: 14,90€


Maria Palha


  • PVP: 14,90€


     

  • Maria Palha


     

PUB


Uma caixa de primeiros socorros das emoções

O impensável aconteceu no mundo, com uma pandemia a parar a economia, a impor o isolamento aos cidadãos, a obrigar profissionais de saúde a escolherem entre a vida e a morte, e a separar as famílias dos entes queridos que partem. Que impacto esta experiência vai ter em nós? De que maneira nos vai transformar? E de que forma podemos sair reforçados desta situação?

Como podemos proteger a nossa saúde mental? A psicóloga Maria Palha é autora do livro «Uma caixa de primeiros socorros das emoções» e a sua experiência em situações de crise, integrada em missões humanitárias um pouco por todo o mundo, permite-lhe avaliar o contexto atual com um olhar único.

Saber gerir as emoções é uma tarefa fundamental para o nosso bem-estar. A sociedade ocidental privilegia a racionalidade e negligencia a educação emocional, e por isso muitas pessoas não sabem sequer identificar e compreender as emoções. E muito menos lidar com elas. Faltam-nos as ferramentas adequadas. Ao longo deste livro, a psicóloga Maria Palha ajuda o leitor a construir o seu próprio Kit SOS das emoções. Se fizer um corte na mão certamente que tem em casa uma caixa de primeiros socorros com um penso rápido. Mas o que acontece quando se sente triste ou frustrado? Quando sente culpa, solidão, ou medo do futuro? Uns procuram ignorar as emoções negativas, outros deixam-se arrastar por elas, sem controlo. Com este livro, vai passar a ter uma caixa – pessoal e intransmissível – de primeiros socorros para o seu bem estar mental e emocional.

Uma caixa que inclui técnicas e métodos que a autora foi conhecendo e aplicando ao longo de anos a dar consultas de psicologia e no terreno, em missões humanitárias. Com exemplos de vida reais e conselhos práticos, a autora ajuda o leitor a reconhecer, monitorizar e gerir as suas emoções, e a ser mais feliz.

Maria Palha é psicóloga, e especializou-se em Terapia pela Arte e em Empreendedorismo Social. Desde 2006 que integra os Médicos sem Fronteiras, e já viajou por todo o mundo, promovendo a saúde mental em contextos de crise humanitária, guerra e catástrofe. Formou-se em Psicologia no ISPA em 2005 e especializou-se em Terapia pela Arte e em Empreendedorismo Social.

Desde 2006 que viaja pelo mundo a criar e implementar programas de saúde mental em contexto de crise humanitária. Começou por Moçambique, onde trabalhou no Hospital Central de Maputo, e logo se candidatou aos Médicos Sem Fronteiras. Ao serviço desta organização, já esteve no Zimbabué, onde trabalhou com pacientes com HIV-sida, e em contextos de guerra como a Líbia (2011), a Síria (2013), a Ucrânia (2014) e o Sudão do Sul (2014). Prestou apoio no terramoto da Turquia (2011), nas cheias do Brasil (2010), no pós-guerra  em Caxemira (2012) e no Camboja (2015).

Maria Palha vive em Portugal, dá consultas de psicologia, trabalha como consultora de programas de impacto social, dá formação no meio empresarial sobre gestão e emoções e inteligência emocional, e colabora ainda com a empresa Nova Base, na área da liderança positiva. Continua a atuar com os Médicos sem Fronteiras em missões de crise humanitária internacional.

Veja mais em Sociedade

PUB