[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

UNICEF Portugal lança apelo de apoio às vítimas do conflito no Líbano. Saiba como ajudar

A escalada do conflito no Líbano tem deixado um rasto de destruição pelo país. O aumento da intensidade dos ataques nos últimos dias matou e feriu milhares de pessoas – cerca de 1.600 pessoas foram mortas, incluindo 104 crianças, 194 mulheres e 40 profissionais de saúde, desde o início da última vaga de violência-, provocando deslocações em massa – no dia 29 de setembro, mais de 346.200 pessoas, das quais mais de um terço crianças, já tinham sido deslocadas – , causando danos consideráveis nas infraestruturas locais e incutindo medo na vida quotidiana das pessoas em todo o país.

Segundo a UNICEF Portugal, ao longo da última semana, o número médio de crianças mortas por dia no Líbano é mais do dobro do número de crianças mortas por dia durante o devastador conflito de 2006 naquele país. “As crianças no Líbano estão a suportar o peso desta crise”, lemos no comunicado enviado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância à LuxWoman.

As deslocações massivas têm afetado as escolas e outras instituições de ensino, que estão agora encerradas por tempo indeterminado. As escolas públicas transformaram-se em abrigos coletivos, acolhendo mais de 78 mil pessoas deslocadas. O sistema de saúde está também sob enorme pressão. Até ao momento, um total de 39 centros de cuidados de saúde primários foram encerrados e pelo menos 10 hospitais, incluindo uma unidade de cuidados intensivos neonatais, sofreram danos consideráveis devido aos ataques sofridos.

Segundo Beatriz Imperatori, Diretora-Executiva da UNICEF Portugal, “neste momento de crise humanitária no Líbano, especialmente no sul do país, a situação das crianças e das famílias é alarmante. Milhares de vidas estão em risco, e o futuro de toda uma geração está ameaçado. É fundamental que a comunidade internacional se una para responder a esta emergência, e todos podemos fazer a diferença. Cada donativo, por menor que seja, tem o poder de salvar vidas e garantir que a UNICEF e os nossos parceiros no terreno possam continuar a fornecer ajuda essencial, como alimentos, água potável, cuidados de saúde e educação. Cada criança que ajudamos é um passo que damos na direcção da paz.

No terreno, a UNICEF tem estado a reforçar a sua capacidade de resposta: até ao momento entregou 100 toneladas de material médico de emergência, estando previstas mais 40 toneladas durante o fim de semana. Instalou mais de 70 abrigos coletivos que acolhem mais de 20 mil pessoas deslocadas, assegurando artigos essenciais, que incluem 8.890 cobertores, 100 kits de inverno, mais de 3.000 sacos-cama, 1.830 kits de dignidade, 1.400 kits para bebés, 92 kits de desenvolvimento da primeira infância (DPI) e outros artigos.

Estes materiais estão a ser distribuídos a hospitais, centros de cuidados de saúde primários, clínicas de emergência e equipas de primeira intervenção, para apoiar os cuidados que salvam vidas às famílias, especialmente mulheres grávidas e crianças, em todo o Líbano. A UNICEF está também a apoiar serviços médicos em 50 abrigos e sessões de apoio psicossocial.

Com este novo conflito, que se junta à situação já frágil de dezenas de milhares de famílias no Líbano, “a UNICEF Portugal apela à generosidade de todos para ajudar a proporcionar água potável, alimentos, cuidados médicos, educação e proteção para as crianças que enfrentam situações de extrema vulnerabilidade naquele país”. Pode fazer o seu donativo de duas formas: online, em donativos.unicef.pt/campanha/emergencia-libano/, ou através do MBWay, para o contacto telefónico 919 919 939.

Veja mais em Sociedade

PUB