[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Violência sobre mulheres

É o maior estudo sobre violência de género alguma vez realizado na União Europeia (UE) e conclui que uma em cada três mulheres da UE foi ou será vítima de, pelo menos, um episódio de abuso sexual, físico ou psicológico.

O estudo, divulgado hoje pela Agência dos Direitos Fundamentais, mostra a persistência do problema e o forte peso no que diz questão ao género: 97% das vítimas de violência sexual, física ou psicológica são mulheres.

Baseado nos testemunhos de 42 mil mulheres entre os 18 e os 74 anos, de 28 países da UE, os índices mais altos foram registados no norte da Europa. Na Dinamarca 52% das mulheres disse já ter sido vítima de violência. Na Finlândia, a percentagem ronda os 47%, na Suécia, os 46% e na Holanda, 45%.

No sul do continente encontram-se as percentagens mais baixas: em Espanha, Chipre e Malta, 22% das mulheres afirmam ter sofrido de violência sexual ou física.

Uma das novidades deste estudo são as novas formas de violência de género que recorrem à tecnologia. 11% das inquiridas foram alvo de avanços inapropriados nas redes sociais, através de mensagens escritas de telemóvel ou de correio eletrónico.

Além de analisar os dados, a Agência dos Direitos Fundamentais deixa também algumas recomendações para lidar com o número de mulheres que, sendo vítimas, não contactam as autoridades. Muitas recorrem aos serviços de saúde e por isso os profissionais têm de estar treinados para saber ler os sinais.

Veja mais em Sociedade

PUB