[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vista, coma ou assista: celebre o 25 de abril!

Este ano celebramos 50 anos do 25 de abril. Se não sabe como celebrar este dia, mergulhe na história da revolução, que tanto impacto teve nas nossas vidas, e visite uma exposição ou desfrute de um almoço pensado para esta efeméride.

Vista-se a Rigor!

A Purple Pineapple Design juntou-se à Vanilla Vice para desenhar uma coleção especial, que celebra o espírito de liberdade nos 50 anos do 25 de abril. Composta por Prints originais, Tote Bags, T-Shirts e Packs, decorados com cravos e mensagens feministas, a coleção é uma homenagem à coragem e à união que definiram um momento crucial da nossa história.

Não vai sair de casa? Assista a estes filmes

Filme "Salgueiro Maia – O Implicado". Créditos: Filipe Feio

Filme “Salgueiro Maia – O Implicado”. Créditos: Filipe Feio

O TVCine Edition vai dedicar a sua programação, no dia 25 de abril, a filmes que propõem uma reflexão sobre o mais marcante acontecimento da História portuguesa recente. Estes serão os seis títulos portugueses que poderá ver:

  • Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus: Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a aglomerar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. A história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus (2012) conta com Vitor Norte no papel principal e ainda Carlos Paulo, Leonor Seixas e Laura Soveral. A realização é de Francisco Manso e João Correa.

  • A Uma Hora Incerta: 1942. No Portugal salazarista, dois refugiados franceses, Boris e Laura, são presos. O inspetor Vargas, sentindo-se atraído pela jovem mulher, decide escondê-los em sua casa: um hotel vazio onde vive com a filha, Ilda, e a mulher, gravemente doente. Ilda descobre a presença dos refugiados e, consumida pelo ciúme, tenta fazê-los desaparecer a todo o custo… Um filme de Carlos Saboga, A Uma Hora Incerta (2015) é protagonizado por Joana Ribeiro, Paulo Pires, Judith Davis, Filipa Areosa e Pedro Lima.

  • Assalto Ao Santa Maria: Em 1960, Zé, um jovem emigrante português, passa por um período difícil na Venezuela. O acaso coloca no seu caminho o capitão Henrique Galvão, um dos mais proeminentes opositores do regime de Salazar. Fascinado por Galvão, Zé junta-se a um grupo de exilados políticos portugueses e galegos que, sob o comando do militar português, preparam a mais sensacional ação de protesto jamais levada a cabo: o assalto e ocupação do paquete ´Santa Maria´, joia da coroa da marinha lusitana. Realizado por Francisco Manso segundo argumento de Vicente Alves do Ó e João Nunes, Assalto Ao Santa Maria (2010) é baseado no célebre episódio que marcou o princípio do fim da ditadura em Portugal e Espanha. Com Vitor Norte, Leonor Seixas, Carlos Paulo, Pedro Cunha e Alfonso Algra.

  • Operação Outono: De Bruno de Almeida, Operação Outono (2012) é um thriller político sobre a cilada que levou ao assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE a 13 de fevereiro de 1965, em Los Almerines, perto da fronteira portuguesa. O filme baseia-se em factos verídicos revelados por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto de Humberto Delgado, no seu livro Humberto Delgado, Biografia do General sem Medo. No elenco encontramos John Ventimiglia, Carlos Santos, Nuno Lopes, Marcello Urgeghe e Diogo Dória, entre outros.

  • Salgueiro Maia – O Implicado: No dia 25 de Abril de 1974, um homem caminhou sozinho pelo Largo do Carmo. Bateu à porta do quartel da GNR e entrou, desarmado e sem escolta. Lá dentro, o chefe do Governo, Marcelo Caetano, aguardava, cercado pelos militares e pelo povo. O homem que o encarou nessa tarde e que lhe exigiu a rendição, garantindo a sua segurança, acabava de liderar uma coluna da Escola Prática de Cavalaria de Santarém na tomada da capital. Sem disparar um único tiro conseguira derrubar um regime com mais de 48 anos. Aquele era o último passo a dar e ele deu-o, sem hesitação, tornando-se na figura incontornável do dia que marcou o início da democracia em Portugal. Esse homem era o capitão Fernando Salgueiro Maia e esta é a sua história. Salgueiro Maia – O Implicado (2022) é um filme de Sérgio Graciano com Tomás Alves, Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa, Catarina Wallenstein e José Condessa.

  • Pátria: Num país dominado por uma ditadura, um homem será confrontado com o crescimento de um grupo extremista que domina as ruas e que o coloca e a todos os que o rodeiam em perigo. No final terá apenas uma escolha: liberdade ou morte. O mais recente filme de Bruno Gascon (Carga, Sombra), Pátria é protagonizado por Tomás Alves. Desta “distopia realista” fazem ainda parte Rafael Morais, Michalina Olszanska, Matamba Joaquim, João Vicente, Iris Cayatte, Ricardo Correia e Raimundo Cosme

Saboreie a liberdade

Prato "Cravo da Liberdade" do restaurante Bono. Créditos: Maria Mattos

Prato “Cravo da Liberdade” do restaurante Bono. Créditos: Maria Mattos

Envolto nesta atmosfera de celebração e democracia, o restaurante Bono, localizado na Calçada do Ferragial, entre o Cais do Sodré e o Chiado, vai apresentar uma homenagem gastronómica única: o “Cravo da Liberdade”. Por €32, os clientes podem saborear uma composição deliciosa de polvo na brasa, molho demi-glace, legumes mediterrâneos e tempurá de cravo. Outra sugestão do Chef Robson Oliveira para celebrar o dia 25 de abril é o “Trio do Mar” (€34), um prato acompanhado por um irresistível molho beurre blanc, que realça ainda mais a frescura dos frutos do mar. Também a farofa cítrica adiciona uma nota crocante e refrescante, enquanto a delicada flor do cravo comestível acrescenta um toque de elegância e sofisticação.

Red velvet cake do Downunder by Justin Jennings

Red velvet cake do Downunder by Justin Jennings

Para celebrar a data em grande estilo e com muito sabor, o Downunder by Justin Jennings vai servir uma sobremesa especial: o red velvet cake. A sugestão foi desenvolvida pelo chef exclusivamente para a ocasião e foi escolhida como ícone desta celebração pela sua cor vibrante, que remete à cor dos cravos e da bandeira de Portugal. A receita leva manteiga, nata dos Açores e uma adição de café expresso robusto que proporciona um sabor surpreendente. Quem quiser provar a novidade apenas terá entre os dias 25 e 28 de abril para visitar o restaurante, que fica no coração de São Bento, em Lisboa.

Bira dos Namorados

Bira dos Namorados

De maneira a celebrar a data da revolução, os restaurantes Bira dos Namorados, tornam a mesa dos portuenses e bracarenses mais democrática, dando-lhes a liberdade de criar um hambúrguer, uma poke bowl ou um poke burrito à sua medida, com os ingredientes que mais gostam através da opção “À Liberdade do Freguês”. Esta iniciativa coloca o poder de criação nas mãos dos consumidores, ao oferecer a oportunidade de personalizar cada aspecto da sua refeição de acordo com o seu próprio gosto e vontade.

Cante ou Ouça a liberdade

Fotografia: Raquel Montez I Cartaz: Bonança

Fotografia: Raquel Montez I Cartaz: Bonança

INÊS APENAS apresenta o espetáculo “INÊS APENAS CANTA ABRIL”, com reinterpretações de algumas das canções mais emblemáticas de Zeca Afonso. A convite da Câmara Municipal de Leiria, a artista promete unir o público com as mensagens de força e esperança dos poemas do cantautor, dando novas roupagens aos clássicos de Abril com a sua habitual sonoridade pop e eletrónica. O espetáculo está marcado para o próximo dia 27 de abril, pelas 22h30, no Largo do Papa, em Leiria.

Podcast “Histórias da Revolução”

Podcast “Histórias da Revolução”

A produtora independente portuguesa Bruá Podcasts estreia no dia 25 de abril o podcast “Histórias da Revolução” para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos. A nova série pretende relembrar acontecimentos que estão ligados ao Dia da Liberdade, mas que poucas vezes são mencionados. No total, serão 12 episódios, que estarão disponíveis a cada duas semanas, nas principais plataformas do formato.

Arte ao serviço da liberdade

Bastien Tomasini realiza a sua primeira exposição ao ar livre

Bastien Tomasini realiza a sua primeira exposição ao ar livre

A convite do LX Factory, em Lisboa, Bastien Tomasini realiza a sua primeira exposição ao ar livre. Num dos painéis, presta homenagem aos 50 anos da libertação de Portugal da ditadura, assim como a libertação das colónias africanas, datas que serão celebradas a 25 de abril. O Gringo, nome pelo qual também é conhecido o artista, inspirou-se nas referências do Barroco português, especialmente nos elementos de azulejos que fotografou durante a sua visita ao Museu Nacional do Azulejo, em Portugal.

O Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, está a ser palco da exposição fotográfica “As voltas do Vira”, do Grupo Folclórico de Viana do Castelo, no âmbito do programa cultural Pulsar Viana que tem como objetivo homenagear o melhor do Minho. Esta exposição pretende desvendar vários registos desde 1976, numa viagem do passado até aos dias de hoje, que demonstram o amor ao Vira ultrapassa gerações. Está a decorrer no Piso 2 do Centro até ao dia 6 de maio.

Para celebrar os 50 anos do 25 de abril, a Praça do Lago do MaiaShopping está transformada numa verdadeira galeria histórica com uma exposição de 13 cartazes originais que representam os anos de celebração desde 1974 até ao presente, incluindo o cartaz especial dos 50 anos do 25 de abril deste ano. Além de outros posters sobre o “Dia da Liberdade”, destaca-se o poster ícone do 25 de Abril de 1974, imortalizado pela imagem do fotógrafo Sérgio Guimarães, que retrata o emblemático “menino do cravo” na G3.

Veja mais em Lifestyle

PUB