[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Vai de férias? 4 livros recomendados pelas BookTokers

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, que se assinala hoje, e já a pensar naqueles que vão aproveitar os feriados para ir de férias, desafiámos quatro BookTokers a recomendarem os livros que devem levar na mala de viagem.

No TikTok, a hashtag #booktokportugal conta já com mais de 52,2 mil publicações. Os BookTokers dedicam-se à review e aconselhamento de livros, de diversos géneros e temas. Esta  comunidade, que tem vindo a crescer em Portugal,  tem tido influência nos hábitos de leitura do público português, nomeadamente nos adolescentes e jovens adultos, e este impacto já foi reconhecido por entidades públicas, como, por exemplo, o Plano Nacional de Leitura.

De acordo com um estudo realizado pela GFK, a pedido da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), chegou-se à conclusão de que foram os leitores dos 15 aos 34 anos que mais compraram livros no último ano. Ou seja, são os mais jovens que estão a impulsionar o setor.

Irís Bicho, Mariana, Maria Francisca Gama e Rafaela Books são quatro booktokers portuguesas que acumulam milhares de seguidores e de likes na plataforma TikTok. Para celebrar o Dia Mundial do Livro e a pensar naqueles que vão aproveitar os feriados para ir de férias, desafiámos estas quatro jovens a recomendarem os livros que levariam consigo na mala de viagem.

Íris Bicho

CAPA FAVORITOS DO MÊS(3)

 

“O livro que sugeria para se levar nas férias é “O amor não morreu”, de Ashley Poston. É perfeito para amantes de livros, e é, ainda, um romance muito bonito e diferente do usual. Além disso, aborda o luto e as diferentes formas de cada um lidar com o mesmo. É um dos meus livros favoritos e recomendo imenso para estas férias, já que tem uma história muito bonita com assuntos tão importantes”. 

Mariana

CAPA FAVORITOS DO MÊS(2)

 

“O livro que recomendaria para se levar de férias é o “Pessoas Que Conhecemos nas Férias”, de Emily Henry. Este enquadra-se super no tema porque é um romance sobre dois amigos que todos os anos faziam uma viagem juntos até algo acontecer e eles se separarem. Ao longo do livro, a nossa personagem principal, Poppy, tem a oportunidade de fazer outra viagem e decide que vai voltar a falar com o Alex e perguntar-lhe se ele quer acompanhá-la. É um friends to lovers, second chance, mega amoroso e leva-nos a imaginar  todos os sítios para onde eles foram!”

Maria Francisca Gama

CAPA FAVORITOS DO MÊS

“Recomendo a leitura de Os Crimes do Verão de 1985”, do escritor Miguel D’Alte. É um policial, brilhantemente escrito, onde a urgência em saber o que aconteceu anos antes, na ilha do Poço Negro, vai impelir o leitor a continuar, criando as suas teorias, confiante de que sabe quem é o culpado… Como é que duas crianças e a sua cuidadora, uma jovem de dezasseis anos, desapareceram sem deixar rasto? E de que forma pode um jornalista em decadência resolver um mistério, numa terra em que ninguém lhe confia credibilidade? É um livro imperdível, viciante e a confirmação, depois d’O Lento Esquecimento de Ser, de que o Miguel D’Alte é um dos nomes contemporâneos mais interessantes em Portugal”.

Rafaela Books

CAPA FAVORITOS DO MÊS(1)

“Nos feriados precisamos de livros leves, rápidos, que nos transportem para outros mundos e nos façam esquecer a realidade durante esses dias de pausa. Acho que o livro ideal é Caraval”, de Stephanie Garber, o primeiro livro de uma série de duas trilogias de livros, com fantasia, mistério, romance e um mundo inteiro de descobertas à nossa espera. Em “Caraval” nada é o que parece e tudo é apenas um jogo (ou não). No ano em que Stella e Donatella, duas irmãs, recebem convites, decidem participar e a partir daí são só altos e baixos, mistérios, mentiras, jogos e traições. Têm que ler para ficar a saber qual é o prémio e quem vai ganhar este jogo, prometo que nestes feriados se vão apaixonar por este mundo e querer continuar a descobri-lo”.

Veja mais em Lifestyle

PUB