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Woolclopedia: de geração em geração

No início deste ano, ao lado de uma equipa cheia de garra e com uma sensibilidade notável, Isabel Costa escreve mais um capítulo da história da Burel Factory. A marca lançou a sua primeira coleção de moda, “Woolclopedia”, inspirada na tradição e no património, e que se concretiza em peças contemporâneas, portuguesas e totalmente sustentáveis.

Um passo para o mundo da Moda

Em 2021, a Burel adquiriu uma nova fábrica em insolvência na Covilhã, que precisava de produção para manter a atividade. Ao mesmo tempo em que se fabricavam tecidos de confeção para outros clientes e se procuravam novos parceiros, surgiu à Head of Brand da Burel Factory, Isabel Costa, a ideia de profissionalizar a área da moda, que ia dando a conhecer alguns artigos e acessórios, mas de forma espontânea e sem uma estratégia detalhadamente delineada. “Assim, o fluxo de produção aumentaria, e a fábrica poderia manter-se ativa, garantindo postos de trabalho”, lemos em comunicado.

© Luís Pinheiro

© Luís Pinheiro

Para concretizar esta ideia, juntou-se uma equipa com ideias novas, visões frescas sobre a Burel e a sua significância, que em conjunto com a equipa residente da marca, começaram a desenhar aquilo que viria a ser a primeira coleção de moda. Responsáveis pela coleção ficaram Filipa Homem (Consultant Creative Director & Head of Fashion Design), Mafalda Fialho (Fashion Designer), Sara Lamúrias (Accessories Designer) e o mestre de fábrica José Luís Pinheiro. Ana Castanho chegaria para criar a estratégia e direção criativa da comunicação.

A Fábrica e a Montanha: as musas de inspiração  

Bastou uma visita à fábrica para que Filipa e Mafalda para que as ideias que tinham em mente fossem postas de lado, desde o nome à peças. Woolclopedia” , nome da coleção, é inspirado no arquivo da fábrica, como nos contou Filipa Homem: “Tínhamos muitas ideias, mas depois quando chegámos à fábrica, deparámo-nos com o arquivo da fábrica que é uma enciclopédia de lã, com cartõezinhos pequeninos com tecidos feitos dos anos 80, antes disso, e foi daí que surgiu o nome da coleção”.

A coleção é composta por cerca de 50 peças exclusivas e cada modelo tem apenas 100 unidades, intemporais, a partir de tecido que respira processos ancestrais e manualidade, com acabamentos trabalhados em fábricas nacionais. A paleta de cores foi inspirada nos tons e texturas naturais da serra e no espírito colorido e alegre dos materiais e métodos de produção tradicionais Burel Factory.

A coleção é unissexo e encontra-se à venda nas lojas de Lisboa e Porto e no novo website, em burelfactory.com.

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