Desde a década de 90 que outubro passou a ser “rosa”. Com o objetivo de mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, nasceu nos Estados Unidos da América o “outubro rosa”.
De forma a sensibilizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce, são várias as marcas que se têm juntado a esta causa e todos os anos lançam iniciativas, campanhas e coleções. Da ONE ao AXN White, veja algumas marcas que se juntaram ao Outubro Rosa:
ONE
A ONE volta a reforçar o seu compromisso social com o lançamento de uma nova campanha solidária, no âmbito do Outubro Rosa, que alia estilo e solidariedade. Desde o início deste mês e, pelo segundo ano consecutivo, que a marca está a doar 25% dos lucros da venda de dois sets exclusivos à associação Mama Help, instituição dedicada ao apoio de mulheres com cancro da mama.
Ao adquirir qualquer um destes conjuntos – o Set Colar & Charme One Angelina (€59) e o Set Pulseira & Charme One Olivia (€49)-, está a apoiar diretamente a Mama Help, ajudando a sensibilizar para a importância da deteção precoce e a apoiar mulheres e famílias afetadas por esta doença.
Torres Novas
Pelo quarto ano, a Torres Novas junta-se ao movimento Outubro Rosa e apoia a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM) através da doação de 20% das vendas de qualquer artigo cor-de-rosa, incluindo roupa de banho, praia e cama, assim como o bordado de coração, também em cor-de-rosa. A marca portuguesa dinamiza esta iniciativa durante o mês de Outubro, tanto através da loja online, em torresnovas1845.com, como do seu Showroom no Restelo.
Clarins
A Clarins junta-se à Fundação GIMM, onde na compra do icónico batom da marca Joli Rouge, 50% das vendas revertem para a investigação da Fundação GIMM sobre o cancro da mama. A campanha decorre até ao dia 31 de outubro em clarins.pt e pontos de venda.
Kiabi
Este ano, a Kiabi lançou a campanha TOC TOC para Tocar Observar Consultar, que visa informar e envolver tanto o seu público externo – clientes e parceiros – como os seus colaboradores internos, os Kiabers, sobre a importância da autopalpação na deteção precoce do cancro da mama.
Desde há vários anos que a marca apresenta uma coleção de lingerie, tops e roupa interior especificamente desenvolvida para apoiar as mulheres que lutam contra o cancro da mama durante o tratamento e após a doença. Estes produtos são concebidos e melhorados em colaboração com profissionais de saúde e mulheres afetadas pela doença, para melhor responder às suas necessidades.
Para envolver os clientes neste compromisso solidário, foi, também, introduzido um sistema de arredondamento na caixa durante o mês de Outubro. Os fundos recolhidos serão doados à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.
MO
Pelo sexto ano consecutivo, a MO associa-se ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto com a iniciativa solidária “Há Causas Que Fazem Parte de Nós”. Esta campanha tem como objetivo aumentar a sensibilização para a prevenção do cancro da mama, sublinhando a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
Este ano, a marca apresenta um novo design do porta-chaves solidário, que simboliza a empatia e o apoio a todas as mulheres que enfrentam o cancro da mama. O conceito da campanha, ilustrado numa sessão fotográfica, foi inspirado por um jogo de luzes e sombras, complementado pela presença simbólica da planta ginkgo. Este elemento natural foi escolhido por representar resiliência, longevidade, resistência e renovação – qualidades que refletem a luta e a força das mulheres contra esta doença.
Através da compra do porta-chaves solidário, disponível por €4,99, estará a ajudar o IPO do Porto, permitindo à instituição continuar a prestar cuidados de excelência às suas pacientes e respetivas famílias. O porta-chaves está à venda até ao dia 31 de outubro nas mais de 120 lojas MO e na loja online.
Auchan
A Auchan Retail Portugal junta-se à luta contra o cancro da mama pelo terceiro ano consecutivo. A campanha solidária ‘Pink October’, que decorre até 31 de outubro, tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama e angariar fundos para a Associação Mama Help – Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama, que apoia doentes e os seus familiares, desde o momento do diagnóstico. Durante todo o mês de outubro, por cada peça de roupa interior e de senhora, identificadas com a etiqueta alusiva à campanha, e por cada sutiã da marca DIM vendidos, €1 reverte para a associação.
Primark
A Primark lançou a sua campanha de sensibilização para o Cancro da Mama ”Estamos consigo”. Para além de uma coleção com 37 artigos de vestuário composta por duas gamas, gama pós-cirurgia e gama solidária, a campanha inclui a doação de mais de 1 milhão de euros a instituições de apoio a doentes com cancro na Europa e nos Estados Unidos da América. Em Portugal, no âmbito desta campanha, serão doados 50 mil euros à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama e o valor será aplicado para promover a consciencialização, prevenção, reabilitação, entre outros serviços de luta contra o cancro.
Women’secret
Há 6 anos a colaborar com o Fundo iMM-Laço Hub pelo bem-estar da mulher na luta contra o cancro, o projeto #simimporta da Women’secret já permitiu realizar várias doações a favor da investigação e tem contribuído para normalizar a vida das mulheres que sofrem com a doença, tornar o seu quotidiano mais fácil e fazer com que voltem a sentir-se bem com elas mesmas.
Este ano, a Women’secret voltou a criar um pack solidário composto por 3 cuecas, cujos benefícios revertem 100% a favor da fundação iMM-Laço Hub. Uma coleção que estará disponível em loja e online até aos primeiros meses de 2025.
Paralelamente, a marca continua a acompanhar as mulheres no seu processo pós cirúrgico, disponibilizando permanentemente a linha Post-Surgery Bras, criada por profissionais especializados na área da ginecologia oncológica e mamária, com o objetivo de permitir que as pacientes operadas continuem confortáveis, sentindo-se bonitas por dentro e por fora.
C&A
A C&A continua, pelo quinto ano consecutivo, o seu compromisso de sensibilização para o cancro da mama. As iniciativas da marca procuram fornecer uma plataforma que amplifica as vozes das mulheres que enfrentam o cancro da mama ou que estão em remissão. Além disso, relançou o seu soutien pós-mastectomia. Este está disponível online em dois estilos diferentes – o sutiã de mastectomia sem arame micro e o sutiã de mastectomia sem arame todo em renda, em preto clássico e em tom lavanda. Ambos os soutiens têm bolsos interiores para inserir uma prótese médica.
AXN White
O AXN White lançou no início do mês, pelo 5.º ano consecutivo, a iniciativa “Luta Rosa, Pensa Rosa”, o projeto de sensibilização da população portuguesa, que procura promover uma cultura mais abrangente e conhecedora sobre esta desafiante doença, nomeadamente, no panorama português.
Como tal, o canal tem vindo a lançar uma série de episódios onde os testemunhos de Joana Cruz, Bárbara Guimarães, Tia Cátia, Joana Gonçalves, Maria João Pinheiro, Isaura e Vanesa Núñez, dão a conhecer as suas histórias e como é que venceram ou estão a lutar diariamente para ultrapassar esta batalha. Quais os hábitos que adotaram perante a doença e como estes são essenciais para um diagnóstico precoce da doença. Os testemunhos, que passam todas as terças e quintas no canal, estão também disponíveis no site www.axnwhite.pt.
Para reforçar a mensagem e alertar para este diagnóstico e tratamento precoce, o AXN White vai também inaugurar a exposição THE TIME IS NOW 2.0 em parceria com a artista Mariana Gillott, no quarteirão cultural do WoW – World of Wine, no Porto. Esta exposição vai demonstrar como é que o corpo da mulher é impactado e o valor que o mesmo tem não só para a própria, como para a sociedade. E é precisamente no quarteirão cultural WOW que, no dia 30 de outubro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, vai ainda ser realizado o evento solidário LUTA ROSA, PENSA ROSA. Neste evento será abordado o impacto que esta doença tem no corpo e alma da mulher ao longo de todo o processo.