[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

‘1618’: o filme português mais premiado chega ao streaming

Baseado em factos verídicos, conquistou mais de 70 prémios internacionais em festivais de cinema, tornando-se no filme português mais premiado de sempre.1618estreia dia 3 de fevereiro, na HBO Max.

O filme faz parte de um projeto inter-religioso e de combate ao antissemitismo entre a Comunidade Judaica do Porto (detentora dos direitos sobre o filme) e a Diocese católica do Porto, retratando a Inquisição e a perseguição a judeus nas cidades portuguesas e espanholas. A ação decorre em 1618, onde muitos cristãos-novos eram suspeitos de terem praticado heresias judaicas e viviam com medo, enquanto outros planeavam fugir para Antuérpia e Amsterdão. Vindo de Coimbra, Sebastião Matos de Noronha, visitador da Inquisição, dirige-se para o Porto, numa carruagem escoltada pela sua guarda. A tensão nas ruas do Porto é esmagadora e reina um clima de incerteza e medo. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da visita. A fuga para a Flandres parece ser o seu único caminho, mas a sua consciência impede-o de deixar para trás uma comunidade que tanto estima e que pelo seu bem-estar se responsabiliza. Contudo, com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares decide delinear um plano de fuga.

Com mais de 200 figurantes, cerca de 120 planos com pós-produção, mais de 1 ano de rodagens e efeitos especiais que criam uma atmosfera verdadeiramente singular. O elenco deste drama histórico conta com os atores Pedro Laginha, Francisco Beatriz, Heitor Lourenço, Paulo Manso, Afonso Pacheco e com as atrizes Catarina Lacerda e Mafalda Banquart.

Veja mais em Cinema

PUB