[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

2021: Tendências de fitness que irão ter sucesso no próximo ano

A chegada de um novo ano parece que nunca foi tão desejada. Com a atual situação pandémica que atravessamos, 2021 será como uma lufada de ar fresco para todos os portugueses. Durante este período, passamos a dar mais importância ao exercício físico, dando prioridade a nossa sua saúde, tanto física, como mental.

Segundo o Urban Sports Club, o exercício físico continuará a ser um dos focos principais em 2021. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela aplicação para modalidades desportivas, quase 90% dos seus funcionários dão prioridade à sua saúde. Mas como conseguimos continuar a praticar exercício físico, mantendo a distância social e as regras de segurança? Quais as modalidades que estarão em destaque e quais as que passarão por um renascimento? Como é que o teletrabalho afetou o nosso comportamento desportivo? E como é que o espírito de equipa pode ser mantido? De forma a responder a estas questões, o Urban Sports Club partilha dados internos que preveem as tendências de fitness para 2021:

 Modalidades ao ar livre: os anos 80 estão de volta!

Atualmente, a prática de modalidades onde se consiga manter a distância de segurança são as preferidas dos portugueses. Nesse sentido, desportos como o ténis, squash e golf estarão em destaque em 2021. Sessões de Yoga ao ar livre, bootcamps ou HIIT no parque irão, provavelmente, ser os novos sucessos de fitness em 2021. Modalidades como o parkour, continuarão a ganhar força, já que a prática da mesma pode ser realizada ao ar livre, em qualquer local onde exista obstáculos.

Yoga e meditação: a saúde mental aliada ao exercício físico

A pandemia afetou significativamente a saúde mental dos portugueses, visto que o teletrabalho, contacto social limitado e distância de segurança foram factores que tiveram um grande impacto no psicológico da população. Como resultado, as pessoas estão a demonstrar cada vez mais interesse em atividades de autocuidado e conscientes, como a meditação e Yoga. Segundo estudos do Urban Sports Club, 27% dos funcionários questionados experimentaram os efeitos do stress no seu dia-a-dia. Quase ¼ (23%) notou um impacto na sua própria saúde mental, através de mudanças de humor ou sentimentos de solidão ou isolamento. 17% dos entrevistados priorizam o equilíbrio físico e mental através da prática de atividades como o Yoga e meditação. A previsão geral das tendências do Urban Sports Club é que as aulas online em directo continuarão a ter sucesso em 2021, especialmente na modalidade de Yoga, aulas de ginástica e treino funcional, bem como nas modalidades de tai chi e meditação.

Aulas online em directo: novas aulas para os mais tímidos e curiosos

 Nesta fase em que estar bastante tempo em casa é uma realidade para a maioria dos portugueses, o exercício físico pode ser essencial não só para manter o bem-estar do corpo, mas assegurar igualmente a saúde mental. É importante manter uma rotina diária de exercício físico e estar em constante movimento para construir um estilo de vida saudável. Nesse sentido, a aplicação para modalidades desportivas, disponibilizou aulas online, de forma a que os seus membros se sintam o mais seguros possível. Em casa, os membros do Urban Sports Club também se sentem mais confiantes para novas experiências, visto que podem desligar a câmara e exercitarem-se sem serem observados. As aulas de pole dance ou striptease são cada vez mais procuradas, através da realização de aulas online em directo, visto que tem aumentado o número de amantes deste tipo de modalidades.

Sporty Staycation: desportos aquáticos aliados a uma sensação de férias

 Muitas pessoas passarão as férias de primavera e verão no seu país de origem em 2021. É fácil conseguir alcançar essa sensação de férias, mesmo locais, com atividades como surf e Wakeboard, onde o distanciamento social e as belas paisagens andam de mãos dadas. Ao mesmo tempo, essas atividades são um treino eficaz para todo o corpo, através do seu fortalecimento e treino de equilíbrio. Seja de caiaque ou canoa, o importante é explorar o seu país, através de uma via navegável.

 Praticar diversas modalidades com uma oferta desportiva variada

 Seja fitness, escalada, natação, Yoga ou outra, os membros do Urban Sports Club podem escolher mais de 50 modalidades desportivas e redescobrir o seu próprio atleta interior. A prática de pelo menos 2 ou 3 desportos em simultâneo irá tornar-se ainda mais uma tendência, através das aulas online em directo, em 2021. Os membros combinam principalmente o fitness com pelo menos um ou dois outros tipos de desporto que fortalecem a resistência, flexibilidade e relaxamento, mantendo um plano de treino variado e divertido.

No ginásio, aulas outdoor ou aulas online em directo: uma oferta híbrida é o futuro

Atividades desportivas que sejam praticadas em casa ou a caminho do escritório são o novo padrão. Seja no início da manhã, no intervalo do almoço, à tarde para combater a quebra de energia ou no final do dia de trabalho – a integração do exercício físico na rotina diária nunca foi tão fácil. Agora, mais do que nunca, os membros do Urban Sports Club podem continuar o seu treino no ginásio, ao ar livre ou em casa. Através da nova oferta híbrida, a aplicação para modalidades desportivas permite atender às necessidades de todos os membros, com a máxima flexibilidade, de forma a fomentar o seu estilo de vida de saudável.

Espírito de equipa e comunidade são o foco

Com regras de distância e higiene, as aulas online em directo e os treinos outdoor, com parceiros locais, ganharão popularidade pois os membros do Urban Sports Club valorizam a orientação e o aconselhamento profissional, assim como a componente social. “Restrições gerais de contacto e trabalho isolado em casa tornam o desejo por encontros reais e união ainda mais forte. O espírito de equipa e comunidade tornar-se-ão muito importantes em 2021” afirma Moritz Kreppel, CEO e cofundador do Urban Sports Club.

 Em resumo, a grande tendência para 2021 é a introdução constante das atividades ao ar livre na rotina diária dos portugueses.  A saúde mental tem sido um tema cada vez mais abordado, e nesse sentido, actividades relacionadas com o bem-estar, como o Yoga, a meditação e as massagens também terão um grande crescimento na sua adesão, estando no top das preferências dos portugueses.

Veja mais em Moda

PUB