[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Bimi, a verdura antioxidante

Chegou uma nova verdura, Bimi. Trata-se de uma nova variedade resultante do cruzamento natural entre duas espécies pertencentes à mesma família, as crucíferas, sendo que uma é o brócolos e a outra uma couve oriental que se chama Kailan.

Bimi é 100% comestível e é totalmente aproveitada, desde o talo à flor. Cada 100 gramas de Bimi contem apenas 33 calorias. É uma hortaliça muito versátil e de fácil preparação. Basta abrir a embalagem e cozinhar entre 3 a 5 minutos, como preferir, seja grelhado, ao vapor, cozido ou salteado. É preferível que fique “ao dente” para que não perca as suas propriedades. Combina em perfeição com carne e peixe, sendo a guarnição perfeita.

Em Portugal, cultiva-se na zona do Ribatejo e na Zona Oeste e pode-se encontrar na maioria dos supermercados do país.

Bimi é o legume perfeito para as pessoas que procuram o bem estar através da alimentação, sem renunciar ao prazer do sabor. Pelo seu aspeto e sabor suave, como acompanhante, Bimi realça em qualquer prato. É o complemento ideal, assim como também é um prato delicioso só por si. O seu sabor suave e doce, a sua textura tenra conquista até os paladares mais exigentes. É muito atrativo para as crianças, pelo que se pode utilizar para introduzir as verduras nas suas dietas.

Bimi tem na sua composição 10 nutrientes essências que o tornam único, além de fibra vegetal, excelente para favorecer o trânsito intestinal e facilitar a digestão. Contém potássio, cálcio, folato. Dispõe de mais zinco, ácido fólico, antioxidantes, proteínas e vitamina C que os espargos verdes, o brócolos tradicional, a couve lombarda e os espinafres. Contém o dobro da vitamina B6 que as ervilhas ou que as cenouras, o que ajuda a prolongar a esperança de vida saudável. É uma das melhores fontes vegetais da vitamina E, vitamina esta que evita a degeneração tanto das artérias como do cérebro.

Segundo vários estudos, Bimi ajuda a prevenir, não a curar, os cancros de estômago, cólon e pulmão, uma vez que é rico em glucosinolatos, um agente anticancerígeno próprio das brássicas; o Bimi contém mais quantidade e em maior proporção destes glucosinolatos, que algumas outras espécies da família das brássicas. Contém sinigrina, que ajuda a eliminar as células pré cancerigenas. Um estudo da UPCT (Universidad Politécnica de Cartagena), afirma que os compostos bioactivos de carácter anticancerígeno, antioxidante e anti-inflamatório do Bimi são mais facilmente absorvidos que os de outras crucíferas como os brócolos convencionais, a couve-flor ou as demais couves.

Por tudo isto, BIMI converteu-se num vegetal com um caráter de alimento ideal para a dieta de todo tipo de pessoas.

Para mais informação e consulta de receitas visite https://www.bimibrocolis.pt/

Veja mais em Lifestyle

PUB