[wlm_register_Passatempos]
Siga-nos
Topo

Issey Miyake: morreu um dos maiores estilistas japoneses

O estilista japonês Issey Miyake morreu na semana passada, dia 5 de agosto, mas só hoje é que a notícia chegou às bocas do mundo. A notícia da morte foi avançada por uma das suas funcionárias numa ligação à AFP, que não quis citar a causa do falecimento.  No entanto, a agência de notícias japonesa Kyodo avançou que o estilista japonês, de 84 anos, faleceu devido a um cancro no fígado.

Issey Miyake nasceu em 1938, em Hiroshima. Tinha sete anos quando a bomba atómica foi lançada, mas nunca gostou de falar sobre isso. Estudou design gráfico, em Tóquio, e após a sua formatura trabalhou em Paris e Nova York. Em 1970, retornou ao Japão e fundou o Miyake Design Studio.

Conhecido pelos seus designs práticos e inovadores, foi um dos primeiros estilistas japoneses a mostrar as suas criações em Paris e fez parte da onda de designers que puseram o Japão no mapa, nos anos 70.

Reinventou, no final dos 80, os plissados e apresentou-os numa coleção icónica: Pleats Please. Combinou funcionalidade, versatilidade e conforto. Fez com que estes designs pudessem ser guardados em qualquer lado, independentemente do tamanho, pois nunca amarrotavam.

Criou a famosa gola alta preta, a pedido de Steve Jobs. O fundador da Apple gostou tanto que se tornou na sua imagem de marca.  Para além de roupa, Miyake lançou-se também no mundo dos perfumes.

Veja mais em Moda

PUB